No próximo dia 21 de março, sábado, às 20h30, o Duo Motherfolk se apresenta na Rabeca Cultural em Sousas.

(Foto: Divulgação)

No espírito de St Patrick’s Day e celebrando também o recém nascido Outono, o duo de folk celta Motherfolk, formado por César Castro-Rosa (violão e voz) e Lúcia Fernandes (bodhrán), traz para a Rabeca Cultural a tradição dos bardos e trovadores errantes, as cantigas dos navegantes que atravessaram os séculos e desembarcaram na nossa época, vindas principalmente da Irlanda e da Escócia.

O folk celta contemporâneo é a pesquisa de uma tradição ainda viva, de compositores que fizeram da canção não apenas o veículo para retratar as pessoas de seu tempo mas também as grandes jornadas espirituais de seus povos. No repertório do duo, canções galegas e asturianas nos mostram como se sentiu a alma celta na Ibéria.

A voz da língua bretã nos faz sentir sua presença ainda viva no interior da França. Algumas canções de pub são bastante recentes, outras remontam ao século XIII.

Tocadas em um violão moderno, como é o costume nestes dias, ao ritmo eterno do bodhrán, tambor gaélico ancestral, cuja imagem é um dos símbolos da Irlanda e cuja origem está na raiz mágica de todos esses povos.

Motherfolk é um Duo de Folk Celta Contemporâneo formado em 2015, em Campinas. A Música Celta Contemporânea difere de outros estilos de Folk Celta por não estar vinculada ao estilo “medieval”, mas por fazer parte de uma tradição contínua de trovadores que prossegue século XXI adentro, que se aproxima do Folk e Country Americanos, especialmente a tradição das montanhas apalaches, onde se desenvolveu a partir da diáspora celta, especialmente irlandesa e escocesa, mas também da música inglesa dos séculos XVII a XIX.

O Duo lançou em 2019 seu primeiro álbum homônimo que está em todas as plataformas digitais, que além de apresentar o estilo em sua forma crua, também mergulha em arranjos incluindo Rock e Música Eletrônica. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Motherfolk
Lúcia Fernandes e César Castro-Rosa
21 de março
Sábado
20h30
R$ 30,00
Antecipado R$ 25,00 até dia 20 de março, sexta-feira, às 17h.
RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas, SP.
Mais informações pelo celular 19 997206186
facebook.com/rabecacultural
Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito