A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou a primeira morte em decorrência do coronavírus nesta segunda-feira, 30 de abril. Até o momento, a cidade registrou 33 casos confirmados e o óbito de um homem de 86 anos. Há ainda 550 casos em investigação.

A partir desta segunda-feira, dia 30, a Prefeitura também quer monitorar a ocupação dos leitos da cidade. Todos os hospitais de Campinas deverão informar diariamente os dados de ocupação de leitos de UTI, enfermaria e prontos-socorros. A regulação abrangerá os leitos que estão vinculados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As instituições, públicas e privadas, também deverão informar o uso de ventilação mecânica, estando ou não relacionado a Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) e a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.   

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, o objetivo da medida é ter um monitoramento estreito de toda a estrutura que se tem disponível. “A dinâmica desta epidemia exige que tenhamos esse controle. A informação deve ser preenchida em uma plataforma informatizada que foi criada para que se possa ter um controle, não somente da ocupação, mas do tipo de ocupação, informando, por exemplo, sobre pacientes com SRAG”. (Com informações de divulgação)