Os testes de coronavírus que estão sendo feitos no Brasil estão limitados em sua maioria a casos graves, o que representa uma subnotificação de quase 90% dos casos reais. Isso significa dizer que o Brasil tem hoje na realidade cerca de 30 mil casos de covid-19.

(Foto Michael Schwenk – fp)

Estudiosos ouvidos em reportagem apontam que a falta de teste está escondendo a realidade, e que o governo brasileiro está detectando entre 8% e 18% dos casos reais, conforme levantamento realizado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine.

A política do governo Bolsonaro de não fazer ampla testagem na população pode estar sendo usada para minimizar o problema real. De acordo com as pesquisas, o Brasil está entre os países com casos de Covid-19 que menos testam a doença. O Ministério da Saúde dá a recomendação de testar apenas casos moderados e graves, protocolo diferente do adotado por outros países que obtiveram maior sucesso no combate à doença.

“Entre 59 países que relataram o número de testes sendo realizado por habitante, o Brasil ficou na 53ª posição: apenas 13,7 pessoas por milhão de habitantes haviam sido testadas até o meio de março”, anota reportagem.