O projeto mensal “Musicafé”, que acontece na Rabeca Cultural, em Sousas, terá a sua terceira edição no próximo dia 15 de março, domingo, às 17h, com início do show às 18h. Isso porque às 17h haverá um bate papo com os músicos, conhecidos e atuantes em Campinas, sobre essa relação entre música e café, regado com cafés especiais moídos e preparados na hora pelo produtor Cid Manicardi, bem como as bebidas e comidas artesanais da casa.

Musicafé é um projeto do curador Ernani Teixeira baseado em compilação, arranjos e apresentações de repertórios musicais compostos sobre o café, ou em torno dele, originários de qualquer parte do mundo, em qualquer gênero musical ou estilo, e de todas as épocas.

Mais do que simplesmente uma relação anedótica, após anos de pesquisa, foram elaborados repertórios que proporcionam ao público ­­­­uma experiência enriquecedora acerca da cultura do café, abordando basicamente três grandes temas:

História da produção do café: as origens seculares da bebida e os continentes por que passou, os ciclos econômicos nacionais, a vida na lavoura cafeeira com suas dores e poesias;

Hábitos culturais do café: a bebida como parte marcante da vida doméstica e da vida social, os diferentes preparos e valores, a cultura da convivialidade do café;

Metáforas afetivas do café: os rituais do café como representações dos sentimentos e relacionamentos afetivos, as qualidades da bebida como retratos dos amores e suas fases.

Os EUA são um dos países que consagrou a cultura do consumo em larga escala do café, sobretudo a partir do começo do século XX, quando também foi berço de diversos estilos musicais que cantam o café.

Na seleção desse mês, os sabores foram escolhidos na seara do Great American Songbook – desde os grandes melodistas da Broadway aos patronos do jazz, em versões leves, divertidas e cheias de swing apresentadas na formação de cordas consagrada pelos mestres Stéphane Grappelli e Joe Pass – ao violino (Ernani Teixeira) e na guitarra acústica (Beto Kobayashi), o duo apresenta temas sobre café compostos por George Gershwin, Cole Porter, Duke Ellington, Billy Strayhorn, Irving Berlin, clássicos eternizados nas vozes de Sarah Vaughan, Frank Sinatra, Natalie Cole e muitos outros que celebraram em suas canções a cultura do café com todo seu charme, suas lágrimas e a potência de seu sabor.

Ernani Teixeira é pós-graduado em Música pela Unicamp, violinista de formação erudita e jazzística, sendo professor de música há 30 anos; além de liderar grupos de jazz e música instrumental.

Beto Kobayashi foi aluno de Ricardo Matsuda e graduou-se em Música pela Unicamp em guitarra, sendo multi-instrumentista (violão, contrabaixo, bateria); além de seu trabalho autoral (indo para o terceiro álbum), atua como instrumentista, produtor e arranjador também em outros projetos como a banda Salada Russa, acompanhando o cantor Rodrigo Duarte em shows temáticos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

MUSICAFÉ
15 de março – 17h
R$ 30,00
Antecipado R$ 25,00 até o dia 14 de março, às 17h.
Participação do Café Flor da Lua
RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas – Campinas/SP
Mais informações pelo celular 19 997206186
facebook.com/rabecacultural
Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito