O Grupo Força da Raça entrou com representação no Ministério Público para que apure prática de violência física, abuso de poder e crime de racismo cometido pela Polícia Militar no dia 08/02/2020 nas imediações do estádio Moisés Lucarelli, no dia do jogo Palmeiras x Ponte Preta.

(foto de vídeo – rede social)

Segundo vídeo, que circula nas redes sociais (veja abaixo) e relatos que chegaram à entidade, vendedores ambulantes e seus familiares, entre eles Maria Helena Ferraz, vendedora de amendoim, Débora Cristina Ferraz Lourenço (filha), Gabriela Ferraz da Silva (neta), Thaís Helena Ferraz Lourenço Vieira (neta) e Paulo Eduardo Vieira (neto) (acompanhados de seus filhos), presenciaram integrantes da Polícia Militar estavam violentando uma pessoa acusado de ter roubado um aparelho celular.

O produto tinha sido devolvido ao seu proprietário e o suposto ladrão rendido pela polícia. Em vez de ser imediatamente encaminhado para a delegacia, o suposto ladrão estava sendo agredido pelos PMs. Foi quando houve apelo pela família que ali passava para que o rapaz fosse levado à delegacia e que a PM deixasse de agredi-lo.

Ao fazer o apelo, a Polícia Militar começou a agredir a família. Paulo Eduardo Vieira foi em defesa das mulheres e das crianças e foi brutalmente agredido e ofendido. Vendo a cena de violência, seu filho Vitor (10 anos) chorava muito e o policial pediu para que se calasse, se não ele iria apanhar também.

Os policiais usaram bomba de gás lacrimogênio e spray de pimenta na direção da criança que não quer mais sair de casa com medo.

Maria Helena Ferraz, 74 anos, foi empurrada ao chão e seu instrumento de trabalho (caixa que armazena os amendoins quebrada e os amendoins que restaram da venda foram perdidos).

Paulo precisou ser levado ao Hospital Mario Gatti, passou pelo atendimento médico, em seguida, foi conduzido ao 1º Distrito Policial acusado de desacato à autoridade.

O caso chegou ao conhecimento do presidente da Comissão de Defesa de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas que está convocando uma reunião para debater o assunto no dia 20 de fevereiro, às 10h, no Plenarinho da Casa de Leis. (Com informações de divulgação)

Veja vídeo: