A programação de cinema do Sesc Campinas traz, nos próximos dias, uma série de filmes que integram o módulo “Maquiagem de Efeitos Especiais”, que mostra a maquiagem como uma arte da transformação. Associada ao cinema, ela nos faz acreditar, pelo menos durante um filme, em criaturas fantásticas que antes só existiam no imaginário popular. Esta última parte do ciclo “Efeitos Especiais no Cinema” traz dois longas nacionais contemporâneos e independentes e outros curtas, que tem na maquiagem a base de sua narrativa.

Cena do filme A Mata Negra

O projeto “Efeitos Especiais no Cinema” propõe um mergulho neste universo em um ciclo de curtas e longas-metragens entre clássicos e filmes independentes nacionais e internacionais. O projeto é dividido em três módulos e mais três oficinas com exercícios práticos para que os participantes produzam os seus próprios efeitos especiais.

Todas as exibições acontecem no Teatro e são gratuitas com inscrições limitadas na Ilha de Atendimento duas horas antes do início de cada sessão.

Veja abaixo a programação completa do módulo, com os filmes, sinopses e horários de exibição:

Dia 11/2, terça, às 19h30. 12 anos.

Casulos (Brasil / 2017 / 13 min. / Direção: Joel Caetano). 

Ela só queria descansar, mas algo vindo de muito distante atrapalha seus planos. A sessão terá a presença e apresentação do diretor Joel Caetano.

Dia 11/2, terça, às 19h45. 12 anos.

A última cova (Brasil / 2018 / 15 min. / Direção: Armando Fonseca e Raphael Borghi).

O filme acompanha a saga de Clara e Fernando em busca de abrigo enquanto viajam para encontrar a Resistência, a única opção frente aos ataques violentos dos soldados enviados para caçá-los.

Dia 11/2, terça, às 20h. 12 anos.

Brutal Relax (Espanha / 2010 / 15 min. / Direção: Adrián Cardona, David Muñoz, Rafa Dengrá).

Senhor Olivares é um cara bem peculiar, para não dizer outras coisas, que sofre de alguma síndrome nervosa e que, por conta disso, recebe instruções de seu psiquiatra para tirar férias em um lugar bem calmo e paradisíaco, onde possa relaxar completamente.

Dia 11/2, terça, às 20h15. 12 anos

MAKING OF – A MATA NEGRA

Making of do longa brasileiro que será exibido na semana seguinte, comentado por um de seus diretores, o cineasta e ator Joel Caetano.

Dia 18/2, terça, às 19h45. 14 anos

Cena do filme A Manicure

A Manicure (Brasil I 2018 I 13 min. I Direção: Marina Stuchi).

O curta narra as visitas sangrentas de uma manicure à casa de suas clientes e o prazer sádico por pequenas torturas em um tom bem-humorado.

Dia 18/2, terça, às 20h. 14 anos

A Mata Negra (Brasil I 2018 I 98 min. I Direção: Rodrigo Aragão).

Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o “Livro Perdido de Cipriano”, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a Terra.

Mais informações pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)