O Jornal Nacional fez uma longa matéria sobre a premiação do Oscar nesta quinta, 06, mas escondeu e não citou que o Brasil está concorrendo ao Oscar com o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa.

(imagem divulgação)

Essa é uma das raras ocasiões em que o Brasil concorre ao Oscar. A omissão do Jornal Nacional deveria ser esperada porque o filme desmente de 5 anos parcialidade ininterrupta de jornalismo da Globo, principalmente no Jornal Nacional. Filme de Petra Costa precisa ser combatido pela Globo para manter a falsificação de realidade que foi construída no discurso jornalístico da emissora durante a preparação com o Golpe Parlamentar de 2016.

A matéria falou da importância dos atores coadjuvantes, “estrelas de primeira grandeza”, como Al Pacino, Brad Pitt e Anthony Hopkins, que está no filme do brasileiro Fernando Meirelles. “Dois Papas”, o filme do diretor, teve bastante destaque na matéria. O filme de Meireles não concorre ao Oscar de melhor filme, mas com atores e roteiro.

Já o filme de Petra Costa concorre como melhor documentário. A diretora está em evidência em diversos veículos internacionais, como CNN, falando sobre seu filme e denunciando a situação política atual. Isso tem incomodado tanto o governo e seus apoiadores que chegaram a usar canais oficiais da Secretaria de Comunicação do Governo para “denunciar” o filme.

Petra Costa é a primeira mulher latino-americana a concorrer ao prêmio de melhor documentário.

O vereador de Campinas, Pedro Tourinho, acionou a PGR para investigar ofensas contra a diretora veiculadas por integrantes do governo Bolsonaro. (Revista Fórum/Carta Campinas)