Em São Paulo – No centenário de nascimento da pintora e desenhista Gisela Eichbaum (Mannheim, Alemanha, 1920 – São Paulo, SP, 1996), a mostra “Gisela Eichbaum: trabalhos sobre papel 1957 – 1976”, primeira exposição temporária do Museu Lasar Segall em 2020, apresentará ao público 38 obras da artista refugiada em São Paulo (SP) nos anos 1930.

Gisela Eichbaum Abstração CLXXXII , 1971 técnica mista sobre papel (Coleção da família da artista)

A exposição busca sublinhar a centralidade do papel como suporte em suas obras, e também sua preferência por pequenos formatos. De origem judia, Gisela Eichbaum adotou o Brasil como refúgio após conhecer logo cedo, em solo europeu, a experiência da hostilidade e perseguição. Ela foi uma personalidade que soube como poucos trabalhar o campo do desenho, ao qual se dedicou com especial afinco, juntamente com o problema da cor, alimentando seu trabalho com um universo cromático particular e que o escritor e crítico de arte Geraldo Ferraz chamou de “luminoso sóbrio”.

O espaço temporal tratado, por sua vez, explicita a passagem de Gisela de uma figuração expressionista emblemática, da década de 1950, para a abstração lírica, com poucos exemplares das obras mais conhecidas de sua produção, tal como ocorreu com as realizações posteriores à década de 1980.

Gisela Eichbaum _ Garrafas, copo e fruta, 1959 técnica mista sobre papel (Coleção da família da artista)

O conjunto de papéis apresentado evidencia um trabalho constante e diligente, de uma artista rigorosa, sofisticada e exigente, que fez uso de sua obra para lidar com as angústias do mundo imediatamente anterior e posterior à Segunda Guerra Mundial, revelando-nos as profundas trincheiras deixadas na consciência de artistas que, como ela, tiveram de se refugiar em paragens distantes de seus países de origem e lidaram com a experiência da perda de um mundo e a inquietude engendrada pelo encontro de um novo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Gisela Eichbaum: trabalhos sobre papel 1957 – 1976

Abertura: 15/02

Horário: das 15h até 19h

Local: Museu Lasar Segall

Endereço:  Rua Berta, 111, Vila Mariana

Site: http://www.mls.gov.br/