Em São Paulo – De 22 janeiro a 15 março, fica em cartaz no Instituto Tomie Ohtake a exposição “Canções de um passado esquecido”, que reúne obras das coleções British Council, LUX e Acervo Histórico Videobrasil.

(Foto: Divulgação)

A exposição integra o projeto We are here – uma série de programas de vídeos e videoinstalações de artistas britânicos com curadoria de Tendai John Mutambu para o British Council e LUX, em torno de temas como identidade nacional, marginalidade, gênero, futuro ambiental e arquivo. 

Inédita, “Canções de um passado esquecido” coloca obras do Reino Unido, com curadoria de Mutambu, em diálogo com trabalhos de artistas brasileiros que fazem parte da coleção histórica da Associação Cultural Videobrasil, selecionados por Luise Malmaceda, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. 

(Foto: Divulgação)

Segundo a curadora brasileira, os trabalhos apresentados, valendo-se amplamente da revisita de arquivos, jogam com técnicas narrativas tradicionais, do lúdico ao perverso, manipulando imagens ou esgueirando-se por práticas documentais para denunciar as realidades sociais.

“Ainda que as histórias da formação britânica e brasileira sejam muito distintas, impondo uma gama de problemas específicos em suas vivências contemporâneas, o conjunto dos trabalhos de “Canções de um passado esquecido” se encontra no desejo de se colocarem além da idealização e romantização, apontando para o potencial de escrever novas narrativas que reformulem criticamente imagens antigas, perspectivas e ferramentas de análise. Esses trabalhos nos lembram que, mesmo nas ruínas de projetos históricos fracassados, subsiste o potencial para uma visão do futuro”, afirma Malmaceda.

Reino Unido

JOHN AKOMFRAH

The Silence [O Silêncio], 2014, 17min (British Council)

AYO AKINGBADE

Street 66 [Rua 66], 2018, 13min (LUX)

DUNCAN CAMPBELL

Arbeit, 2011, 39min (LUX)

SUSAN HILLER

The Last Silent Movie [O último filme mudo], 2007, 20min41s (British Council)

Brasil

AYRSON HERÁCLITO

O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée [Sacudimento Cleansing of the House of Slaves on Gorée Island], 2015, videoinstalação , 8min38s

O Sacudimento da Casa da Torre [Sacudimento Cleansing of the Garcia D’Avila Castle], 2015, videoinstalação , 8min32s

DILMA LÓES

Quando o crioulo dança? [When Blacks Dance], 1988, vídeo , 30min

CLARA IANNI

Forma Livre [Free Form], 2013, vídeo , 7min14s

ROSÂNGELA RENNÓ

Vera Cruz, 2000, vídeo , 44min

Mais informações sobre a exposição e as atividades paralelas podem ser vistas no SITE do Instituto Tomie Ohtake. (Carta Campinas com informações de divulgação)