Jair Bolsonaro voltou a atacar a comunidade indígena brasileira com um pensamento de superioridade racial como acreditavam os nazistas. Durante sua transmissão ao vivo nesta quinta-feira (23) nas redes sociais, o presidente declarou que “índio está evoluindo” e “cada vez mais é um ser humano”.

Apesar de não citar pensadores nazistas, como seu ex-secretário de Cultura Roberto Alvim, o pensamento de superioridade étnica é o mesmo do período nazista. Os nazistas também acreditavam que eram mais evoluídos do que negros, judeus e latinos.

No último dia 17, o ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim, apresentou o seu “novo” projeto “Prêmio Nacional de Arte” e gerou polêmica ao citar trecho de discurso feito durante o período fascista alemão, inclusive com trechos do nazista  Joseph Goebbels, braço direito de Hitler.

Bolsonaro soltou essa frase no momento em que anunciou Hamilton Mourão, vice-presidente da República, como futuro chefe do Conselho da Amazônia. Segundo ele, a ideia é criar uma estrutura que servirá para “coordenar ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

“Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas”, afirmou.

Na sequência, Bolsonaro se dirigiu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu em Manaus (AM). “Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, (precisamos) fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui”, acrescentou. (Revista Fórum/Carta Campinas)

Assista ao vídeo, a partir do trecho 11m21: