Moradores do Distrito de Sousas, em Campinas, denunciaram nesta terça-feira, 28, uma devastação por máquinas em área de preservação ambiental permanente, que fica ao lado do condomínio San Conrado. Veja vídeo ao final do texto.

(imagem de vídeo)

As máquinas destruíram uma faixa da área ambiental sem avisar ou consultar os moradores da região. Segundo eles, também não houve um programa de manejo de animais e vegetação nativa. As obras estão sendo feitas para implantar um sistema de esgoto da Sanasa em área de preservação ambiental permanente.

“As obras públicas são responsáveis pelos maiores crimes ambientais. A prefeitura de Campinas autoriza passar o trator na mata ciliar da Área de Proteção Ambiental do San Conrado, sem o mínimo pudor. Sem respeito, promove danos ao meio ambiente , com a justificativa de ‘interesse público’ Mais uma vez interesses econômicos assolando as áreas protegidas”, afirmou em rede social, Angela Podolsky, integrante do Congeapa. e questionou: “Porque não fazem a rede de esgoto em áreas já impermeabilizadas? Porque não avaliam os danos a vida Silvestre local? Cadê o estudo de impacto ambiental?”

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Campinas comentou a denúncia de Ângela Podolsky. “Informo que as obras foram objeto de análise na Secretaria, com a emissão dos Exames Técnicos Municipais – ETM através do sistema de Licenciamento Ambiental On-line (LAO), sendo que a competência para o licenciamento das obras é do governo do Estado, CETESB”, afirmou.

Segundo moradores que estiveram no local, havia requisitos de levantamento da fauna, vitoria prévia para identificar animais e um plano de retirada. Os moradores questionam como foi possível uma licença ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em área de preservação permanente.

Veja vídeo feito por Paulo Gil