No próximo dia 5 de fevereiro, quarta-feira, às 18h30, acontece no Pavão Cultural, em Barão Geraldo, o ensaio geral do tradicional bloco de carnaval Berra Vaca.

(Foto: Divulgação)

Como escrevem os integrantes do Berra Vaca, o público está convidado a

“se armar de amor para a folia na maloca BerraVaca! Berrandando, nós seguimos por milhas e milhas distantes. Anos-Luz de existência. (“A Nossa Alegria Atravessou Quasar!”)… O BerraVaca vai andando pelas ruas de Barão catando lixo-luxo para enfeitar sua fantasia… Vulva Viva, Vira Láctea, Voa Vaca Sagrada! O Berra já saiu! E não tem mais pra ninguém!… pois o mundo inteiro é BerraVaca! Com raça, graça, samba, amor, amém!

Lá vai Lá vai BerraVaca! Partiu a velha nova brincadeira. BERRAVACA! É um bloco carnavalesco que nasceu pronto. É Macunaíma, é tábua, é taba de maloca. Irreverente, ousado, permanente. Transcende e ascende quem se atreve e se entregue. Vem conosco nessa corrente corrida e colorida. Corrente de gente. Tórrida vida de Amor. BerraVaca!

Sua fundação coincide com o início do carnaval de rua em Barão Geraldo, na virada do século XX pro XXI. Seu nome associa-se a um carnaval plural, afirmativo da diversidade como valor cultural, artesanal, inclusivo e de boa qualidade!

Não se espante se você estiver no carnaval de Barão Geraldo e se deparar com máscaras grandes em forma de cabeças desproporcionais ao corpo. Elas compõem junto com os tipitis Hi-tec atrações do Bloco BerraVaca. As grandes máscaras aludem ao carnaval e a tradição do Boi Tinga, patrimônio cultural brasileiro, do município de São Caetano de Odivelas, Pará.

Nas pesquisas do Grupo Pindorama da Universidade Estadual de Campinas, em relação ao corpo e às teatralidades brasileiras, são associadas ao ritmo frenético do Tecnobrega das festas de aparelhagens, surge dessa experimentação, especialmente para o BerraVaca 2020, as TecnoCabeçudas…As imbatíveis!; seres dançantes que pulam, correm e giram de acordo com as batidas sonoras. BerraVaca! Muuu….”.

Os ensaios gerais do Berra Vaca são abertos ao público em geral. Veja as datas:

05 de fevereiro, quarta feira, às 18h30, no Pavão Cultural (Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Barão Geraldo, Campinas, SP)

08 de fevereiro, sábado, às 17h, no Stout Café Cultura &Bar (Rua Gilberto Pátaro, 105, Barão Geraldo, Campinas, SP)

As saídas, os giros da Maloca Berra Vaca:

16 de fevereiro (primeira saída) Berro! Praça Sibipiruna às 18h
25 de fevereiro (segunda saída) Terça Gorda! Praça Sibipiruna às 22h.

Mais informações no evento criado no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)