.Por Roberto Ravagnani.

Todos esperando o novo ano, e aqui está ele, com todos os 366, quero dizer um pouco menos, pois já se passaram alguns dias, mais ainda são muitos e únicos para nossas vidas. O que mudou de verdade? Cá entre nós, nada mudou a não ser o ano no calendário e espero que o ânimo para recomeçar a busca por seus objetivos novos ou antigos, não importa.

(imagem: asma – pl)

E eu estou aqui, mais um começo de ano para retomar o assunto que gosto e do qual sei falar que é voluntariado, cidadania e responsabilidade social.

Assuntos que normalmente você não ve por ai de forma natural, mas meu empenho é para que cada vez mais tenhamos este assunto como cotidiano e não especial.

Este ano começou de uma forma bem ativo no meu caso, pois já tenho várias participações marcadas em eventos, congressos e seminários, no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, México, isso só no primeiro semestre e trabalho com outras oportunidades para o segundo, isso mostra que o trabalho não tem sido em vão, que trabalhando e investindo tempo e talento o assunto vai se popularizando, ainda não é futebol e nem vai chegar a ser, mas sei que mais gente cada vez mais fala do assunto e me convidam para falar.

Por que investir tempo, talento e até recursos para isso? Pois bem a resposta é simples, vale a pena ter mais gente engajada e consciente de suas responsabilidades perante a sociedade, com certeza teremos mais paz, mais saúde, mais segurança e um lugar melhor para viver. Utopia? Um pouco talvez, mas crença que é possível através do engajamento social das pessoas, sem títulos, sem marcas, sem rótulos, pessoas querendo ver pessoas melhores. Mas para isso precisamos ter pessoas mais educadas no sentido de cidadania, não de educação formal, que é importante também, mas não é só isso que resolveria.

Vamos falar de voluntariado pelos 4 cantos do mundo, conto com vocês para isso.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial