A mostra “Transmutação da Verdade”, do Museu Olho Latino, poderá ser vista até o dia 31 de janeiro de 2020 no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” em Atibaia. A exposição faz parte da 8ª Bienal do Esquisito, que também será exposta no Centro Cultural Brasil – Peru, em Lima, com o nome “Bienal de lo Inusitado”.

O tema “Transmutação da Verdade” serve como mote criativo para os expositores peruanos e brasileiros. Trata-se de uma reflexão visual sobre a “Verdade” em nossos dias, de como ela é transpassada pelos meios de comunicação e redes sociais e como convivemos em nosso cotidiano com o misto de verdade e mentira na profusão de imagens, notícias e comentários em nossas vidas. Para o curador, Paulo Cheida Sans, “a temática serviu de importante estímulo para a realização dos trabalhos em exposição”.

Para participar da II Bienal de lo Inusitado no CCBP, o Museu Olho Latino fez um videoarte de seu Coletivo de Artistas sobre as obras que estão sendo expostas em Atibaia. A produção artística realizada traz o questionamento de cada expositor sobre a sua “Verdade”, mostrando um resultado “inusitado” na sequência das criações.

Para a mostra no Centro de Convenções, o visitante pode conferir as possibilidades técnicas da xilogravura e linogravura que valeram como senso popular e, ao mesmo tempo, exótico e contemporâneo na criação das obras com personagens fictícios.

Participam da exposição os seguintes artistas do Coletivo Olho Latino: Alex Roch, Bruno Nitz, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Larissa Leite Zanandréa, Maricel Fermoselli, Mathias Reis, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego.

Na abertura da mostra em Atibaia serão exibidos vídeos com obras dos artistas do Ateliê Livre de Gravura, vinculado à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. O Ateliê foi iniciado e coordenado pelo professor ZéCésar. O vídeo contém imagens de obras feitas com mancha original de café. Os artistas participantes do Ateliê são: Adriana Mendonça, Célia Gondo, Dóris Pereira, Helder Amorim, Ilda Santa Fé, Luciene Lacerda, Paulo Caetano, Roger Di Machado, Simone Simões, Veronica Noriega, Vinícius Yano e ZéCésar.

Na abertura da mostra em Atibaia também será exibido videoarte dos seguintes artistas: Olga Flores e Paola Vela, da Faculdade de Arte da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Rodrigo Ramos, José Carlos La Torre Pallete e outros.

A entrada é gratuita e a mostra poderá ser visitada até 21 de janeiro no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – em Atibaia, SP.

A realização é do Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura – Prefeitura da Estância de Atibaia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Transmutação da Verdade”- 8ª Bienal do Esquisito

Abertura: 13 de dezembro, às 18h

Período da mostra: 13 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020

Curadoria: Paulo Cheida Sans

Expositores:

Coletivo Olho Latino: Alex Roch, Bruno Nitz, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Larissa Leite Zanandréa, Maricel Fermoselli, Mathias Reis, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego.

Ateliê Livre de Gravura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás: Adriana Mendonça, Célia Gondo, Dóris Pereira, Helder Amorim, Ilda Santa Fé, Luciene Lacerda, Paulo Caetano, Roger Di Machado, Simone Simões, Veronica Noriega, Vinícius Yano e ZéCésar.

Peru: Olga Flores e Paola Vela, da Faculdade de Arte da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Rodrigo Ramos, José Carlos La Torre Pallete e outros.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h

Local: Museu Olho Latino – Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”

Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – Atibaia, SP

Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura – Prefeitura da Estância de Atibaia