Em São Paulo – Um estudo sobre a obra de Matéi Visniec, Migraaaantes, entra em cena no Teatro Nair Bello, no dia 9 de dezembro, com direção de Kiko Marques. A montagem – uma realização da Escola de Atores Wolf Maya com atores da Turma M5B – fica em cartaz somente até o dia 11 de dezembro com sessões sempre às 21 horas.

(Foto: Rombolli Torres)

O texto irônico expõe o discurso vazio e cínico de um presente de quem quer apenas se manter no poder. Migraaaantes baseia-se em notícias verídicas sobre migrantes que tentam chegar à Europa, onde o absurdo da ficção é menor que a brutalidade do mundo real. A situação dos refugiados é tratada pela política com frieza e a relação das pessoas com os mesmos revela que talvez sejamos todos estrangeiros em um mundo globalizado.

O diretor Kiko Marques destaca o prefácio à edição brasileira que abre com a frase: “Essa é uma peça urgente, marcada pela atualidade incontornável do tema.” Seguida pela fala do autor: “Essas centenas de milhares de pessoas (migrantes) lembram ao ocidente que seu modelo econômico, político e cultural se globaliza mal. É um modelo que funciona somente num perímetro restrito de terra habitável enquanto o resto do planeta assiste ao ‘banquete dos privilegiados’ na televisão… É, sem dúvida uma injustiça pela qual os inspiradores desse modelo, os ocidentais, devem pagar a conta”.

E o diretor conclui: “Sim, eis um tema e uma peça devastadoramente urgentes. Foi o que ressoou em todos nós desde o primeiro contato com as 27 cenas que compõe os 90 minutos do espetáculo”.

Matéi Visniec (1956), celebrado dramaturgo romeno radicado na França, é um dos autores mais montados no mundo e um dos mais importantes da atualidade. Em Migraaaantes, como jornalista de profissão, cria cenas solidamente alicerçadas na realidade desse fenômeno que abala o planeta. Como dramaturgo, nos presenteia com um banquete de formas precisas, diálogos cirúrgicos. “O que fizemos foi reconhecer esse poder, pactuar entre nós a convicção de que a arte é um tipo de grito da inteligência, uma necessidade e deixar que a ressonância explosiva de tudo isso em nossas consciências e corpos conduzisse nossas escolhas”, conclui Kiko Marques.

FICHA TÉCNICA – Autor: Matéi Visniec. Direção: Kiko Marques. Preparação vocal: Lui Vizotto. Preparação corporal: André Capuano. Criação de luz: Beto Martins. Figurino: elenco. Observadora e operadora de som: Hellen Miranda. Assistentes de direção: Rafaella Torchia e José Mário. Observadora e operadora de vídeo: Giovanna Kuczynski. Observadores: Bruna Haber, Douglas Ayram, Eduarda Nasraui, Isabella Ferraz, Janaina Dias, Maíra Ficotto e Mayara Ficotto. Realização: Escola de Atores Wolf maya.

Elenco (Turma M5B): Acsa Giunco, Brendha Garcia, Breno Marcos, Clarissa Celori, Carolina Salotti, Enrique Espinosa, Eulane Coelho, Felipe Faim, Gabriella Britto, Guilherme Chus, Hegon Maciel, Isabella Cavalcante, Josuel Luna, Julia Falchi, Lucas Santino, Maria Gabriela Gramani, Mariana Brumati, Natalia Marçal, Stéfany Ferdinandy e Rafael Silva.

Espetáculo Migraaaantes

Dias 9, 10 e 11 de dezembro

Segunda, terça e quarta-feira, às 21h

Classificação: 12 anos. Gênero: Drama. Duração: 90 minutos.

Ingressos: R$ 20,00.

Bilheteria: quarta a sábado (15h às 21h) e domingo (15h às 19h).

Teatro Nair Bello – Rua Frei Caneca, 569 – Shopping Frei Caneca, 3º Piso. Consolação – SP/SP. Tel: (11) 3472-2414. Capacidade: 201 lugares. Ar condicionado. Acessibilidade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)