Investigado há 40 anos, doleiro suspeito de pagar propina a procurador nunca foi denunciado

Diferente dos processos contra o ex-presidente Lula que tramitam a jato no Paraná, chegando à terceira instância em cerca de dois anos, o doleiro dos doleiros Dario Messer é investigado há quase 40 anos e nunca foi denunciado por procuradores do Ministério Público Federal do Paraná.

Reportagem do portal UOL revela que Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, é investigado desde a década de 1980 por suspeitas envolvendo operações financeiras ilegais. No início dos anos 2000, por exemplo, seu nome apareceu naquele que é considerado um dos maiores escândalos de lavagem de dinheiro do país, o caso Banestado.

(foto mpf – rede social – reprodução)

Segundo a reportagem, a investigação foi conduzida pelo MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná) e por procuradores que hoje fazem parte da Lava Jato. Messer, porém, nunca foi acusado na Justiça por eles.

Em 2015, o mesmo MPF-PR pediu sua absolvição por dúvidas sobre sua culpa, quando suas operações financeiras viraram motivo de processo criminal. 

No final de novembro, o mesmo site publicou, com base em relatório da Polícia Federal, a denúncia de que Dario Messer pagaria propina ao procurador Januário Paludo, o mais experiente da força-tarefa da Lava Jato.

Três ex-investigadores do caso Banestado trabalham hoje na Lava Jato: Deltan Dallagnol (coordenador da força-tarefa), Orlando Martello Junior e Januário Paludo, aponta a reportagem de Vinicius Konchinski. 

Ao analisar a história do doleiro em investigações do MPF-PR, vê-se que em diversas situações ele esteve em meio aos casos, mas, mesmo com testemunhos e outras evidências, nunca foi sequer denunciado. (Do 247/Carta Campinas)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

2 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

3 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

7 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

7 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

8 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago