O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas, que chega em sua 15ª edição em 2020, divulgou na última semana o resultado de uma convocatória nacional. Foram selecionadas propostas artísticas das cinco macrorregiões brasileiras, nas seguintes categorias: espetáculo adulto para palco ou espaços alternativos, espetáculo infantil para palco ou espaços alternativos, e espetáculo de rua – para praças, largos, parques ou espaços alternativos. Além de peças teatrais, o festival recebeu também propostas pedagógicas, como mesas de debate, rodas de conversa, oficinas práticas, oficinas teóricas, ações de formação ou outros.

(Foto: Henrique Kardozo)

Além destes selecionados, outros espetáculos e atividades formativas serão convidados a compor a programação, que está sendo escolhida por uma curadoria especializada. A programação completa do festival será divulgada na primeira quinzena de janeiro de 2020.

O Feverestival acontece de 8 a 14 de fevereiro de 2020 na cidade de Campinas-SP.

Confira os espetáculos selecionados através do edital:

Categoria Adulto

NEGRA PALAVRA | SOLANO TRINDADE – Coletivo Preto & Companhia de Teatro Íntimo – Rio de Janeiro – RJ (Região Sudeste)

Festa de Inauguração – Teatro do Concreto – Brasília – DF (Região Centro-Oeste)

AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo – MANADA Teatro – Crato e Fortaleza – CE (Região Nordeste)

Manifesto Transpofágico – Renata Carvalho – Associação Cultural Corpo Rastreado – São Paulo- SP (Região Sudeste)

(Foto: Larissa Martins)

Categoria Infantil

O SOM DAS CORES – Catibrum Teatro de Bonecos – Belo Horizonte – MG (Região Sudeste)

Categoria Rua

O Palhaço de La Mancha – Cacompanhia de Artes Cênicas – Manaus – AM (Região Norte)

RESQUÍCIO – La Luna Cia. De Teatro – Canelinha – SC (Região Sul)

Categoria Regional

A vaqueira – Cia Laleoni – Campinas – SP

SutentAÇÃO – Núcleo Fuga! – Campinas – SP

Mais informações pelo site www.feverestival.com.br

Criado em 2003, o Feverestival nasceu como resultado da alta demanda por um espaço de compartilhamento das pesquisas e processos cênicos realizados nos cursos e oficinas de grupos teatrais com sede em Barão Geraldo, distrito universitário e polo artístico-cultural de Campinas-SP. A ideia do evento era ser feito de pequenas produções e muitas pessoas, que se movimentavam feito formigas de um lado para o outro, acompanhando as atividades.

Com o passar dos anos, o festival foi crescendo e tomando outras formas, proporções e lugares. Ganhou espaço por Campinas, reconhecimento nacional e internacional e um Núcleo, responsável por cuidar desse formigueiro entre uma edição e outra.

Em 14 edições, o Feverestival alcançou mais de 300 mil pessoas e trouxe mais de 200 apresentações inéditas, com artistas de diversas regiões do Brasil, além de países como Itália, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Alemanha, Bolívia, Finlândia, Israel, Burkina Faso e México.

15° FEVERESTIVAL – FUTUROS DESEJÁVEIS

“A edição de 2020 do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas é uma celebração. Chegando à sua 15° edição, o Feverestival reafirma seu presente, revisitando o passado e projetando o futuro: o que queremos construir a partir daqui? O que desejamos reinventar? Qual projeto de mundo estamos buscando? Quais são os nossos Futuros Desejáveis?

As pistas que apontam o caminho possível para o futuro que aspiramos passam pela ressignificação e contestação de processos históricos. Buscamos reconstruir memórias, a fim de tornar possível a descolonização de nossos corpos, pensamentos e subjetividades.

Procuramos reafirmar nossas identidades latino-americanas, que, saturadas de exploração e desigualdades, lutam e clamam pelo fim de todas as formas de opressão. Desejamos direitos assegurados, garantindo diversidade, representatividade e acessibilidade. O direito à ampliação de nossos imaginários e à fruição poética e estética através do acesso à diversas linguagens artísticas e manifestações culturais. O direito ao sonho e à transformação de realidades. Acreditamos que essas transformações passam pelo compartilhamento de saberes, troca de conhecimentos e fortalecimento de ações pedagógicas. Queremos mudanças!

Nesse trajeto, que nos provoca em meio às nossas contradições, procuramos abrir frestas para respiros, afetos, festividades, e olhares atentos que nos permitam enxergar novas possibilidades . Se, por um lado, o presente pode aludir ao passado, não entregaremos nosso futuro!

A busca por Futuros Desejáveis, motivada pela necessidade de sentir e criar, é o que impulsiona nosso caminhar, nosso seguir na direção do que acreditamos. Mas, afinal, que direção é essa? Quem faz parte desse projeto de futuro?

Impulsionadas por estas reflexões, convidamos grupos teatrais e artistas independentes de todo o Brasil a se inscreverem para a 15° edição do Feverestival, que ocorrerá entre os dias 08 e 14 de fevereiro de 2020, na cidade de Campinas/SP”.

(Carta Campinas com informações de divulgação)