O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está fazendo uma aposta de governar de forma radicalmente oposta aos governadores de São Paulo, de João Doria (PSDB), e do Rio, Wilson Witzel (PSC), que defendem o assassinato de crianças e adolescentes e ações da polícia.

Jovens do Maranhão, Rio e SP (foto karlos geromy – gov – ma – div – no detalhe redes sociais)

O governador não admite ações da polícia que resulte em mortes de crianças e adolescentes.

Em vez de defender e promover as ações policiais que provocam a morte de crianças e adolescentes, o governador comunista do Maranhão entregou essa semana um total de 136 kits contendo instrumentos musicais e outros equipamentos.

“Em vez de fuzis e tiros contra jovens, acredito em educação, música, esperança. Hoje entregamos 4.000 instrumentos musicais para municípios e escolas”, anotou Flávio Dino em rede social.

O governo quer enfatizar a política de reforço à educação aliada ao esporte, lazer e arte. A medida faz parte das ações Escola Musical e Maranhão Musical, coordenadas respectivamente pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma).

“Consideramos que a cultura é parte da identidade do povo brasileiro, é um direito garantido na Constituição e enxergamos essa transversalidade dos investimentos nesta área, por impactar em outras áreas importantes. Essa entrega de milhares de instrumentos vem somar com as prefeituras e as escolas nesse valioso trabalho de valorização da cultura”, disse.

O objetivo do governador é democratizar o acesso ao ensino de música gratuita em todo o estado, incentivando a realização de cursos regulares de iniciação e formação musical, com aulas práticas e teóricas sobre diversos instrumentos. Os alunos poderão utilizar os instrumentos na formação de bandas marciais e fanfarras, além de bandas de música popular, erudita, para o estudo de música, entre outras possibilidades.

Aluno do CE Almirante Tamandaré, de São Luís, Kellysson Davi Pinheiro, do 3° ano do Ensino Médio, disse que a escola tem o projeto de montar uma banda. “Antes, utilizávamos instrumentos emprestados e agora, com essa doação, ficará mais fácil realizar nosso projeto e reforça o que temos aprendido em nossa escola”, enfatizou.

Enquanto isso, Dória e Witzel continuam aprovando as ações violentas da polícia militar. Após o assassinato de várias crianças, adolescentes e adultos no Rio de Janeiro em confronto provocados pela ação policial, o governador carioca continua defendendo e praticando a política de matançaa.

A mesma coisa acontece em SP. Em Paraisópolis, uma ação orquestrada da PM submetida ao governador João Dória (PSDB) provocou o assassinado de 10 jovens, um verdadeiro massacre. A ação foi aprovado pelo governador, que recuou após os vídeos comprovarem o massacre. (Com informações de divulgação)