‘Substituir o diretor por um militar aposentado não resolve os problemas da escola’, diz vereador

O presidente da Comissão de Educação e Esporte da Câmara Municipal de Campinas, vereador Gustavo Petta (PCdoB), lamentou o anúncio do Ministério da Educação de que Campinas será a única cidade do estado São Paulo a integrar plano do governo de transformar algumas escolas em quartel com o chamado Plano Nacional de Escolas Cívico-Militares. “Substituir um diretor por um militar aposentado não vai resolver os problemas da escolas”, afirmou o vereador.

Gustavo Petta (foto divulgação – facebook)

Para Petta, essa decisão é um prejuízo para a educação da cidade: “Não falamos em trazer uma nova escola pra Campinas nem que essa seja uma escola militar, mas falamos em militarizar a que temos”. O vereador diz temer o novo sistema e lembra que essa implantação desrespeita a gestão democrática das escolas e o respeito à diversidade.

O Ministério Público de São Paulo instaurou um Processo Administrativo de Acompanhamento para analisar a inclusão da rede pública de Campinas pelo prefeito Jonas Donizette.

“Todo esse processo foi feito sem a discussão com a comunidade escolar, os educadores, pais, enfim, com ninguém da cidade”, disse o vereador que entrou com a ação no MP.

O promotor quer saber se a comunidade escolar será consultada, conforme prevê o decreto 10004/19 e de que forma e se as escolas municipais de Campinas se inserem nos requisitos para a eventual implantação de escolas cívico-militares e qual seria o cronograma de do programa. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

6 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

8 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

9 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

14 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago