A Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta na próxima quarta-feira, 27/11, às 20h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e no dia 28/11, às 20h no Theatro Avenida, em Espírito Santo do Pinhal, a estreia mundial da obra “Viento y Mar” de Jônatas Manzolli, sob a regência da maestrina Cinthia Alireti e solos de Fernanda Vieira, percussionista da OSU, natural da cidade de Espírito Santo do Pinhal.

(Foto: Marília Vasconcelos)

Ainda no mesmo programa, a OSU interpreta a Sinfonia n.1 de Felix Mendelssohn e o Adagietto da Suíte Arlesienne n.1 de Georges Bizet que, juntamente com a obra de Manzolli, mostram ao público diferentes expressões da escrita coral para orquestra sinfônica.  

Em “Viento y Mar”, a dança flamenca se encontra com a música de concerto. A coreografia, criada pela solista Fernanda Vieira em colaboração com Manzolli, cria um novo diálogo da percussão com a orquestra. A energia e o ritmo flamenco são representados como encontro do vento com o mar. 

Essa obra dá continuidade ao diálogo de Manzolli com a OSU, desde a ópera multimodal “Descobertas”, estreada com sucesso em 2016. A composição é inspirada na Dança Flamenca, nos filmes “El Amor Brujo” e “Bodas de Sangre” de Saura e na música de Paco de Lucia. 

O som da orquestra evoca o vento e se mistura às palmas, sapateado, castanholas, pandeiro e cajón. A Orquestra Sinfônica da Unicamp participa ativamente da cena flamenca, interagindo com a solista no processo rítmico com palmas e outros gestos musicais.

“Viento y Mar” começa e termina à beira-mar, onde o vento e a turbulência das ondas se fundem na energia e no ritmo do mar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta “Viento y Mar”, o encontro da percussão e da dança flamenca

27 de novembro, quarta-feira, 20h

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP)

Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Fernanda Vieira, percussão

Cinthia Alireti, regência