Sinfônica da Unicamp apresenta ‘Viento y Mar’, um encontro da dança flamenca com a música de concerto

A Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta na próxima quarta-feira, 27/11, às 20h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e no dia 28/11, às 20h no Theatro Avenida, em Espírito Santo do Pinhal, a estreia mundial da obra “Viento y Mar” de Jônatas Manzolli, sob a regência da maestrina Cinthia Alireti e solos de Fernanda Vieira, percussionista da OSU, natural da cidade de Espírito Santo do Pinhal.

(Foto: Marília Vasconcelos)

Ainda no mesmo programa, a OSU interpreta a Sinfonia n.1 de Felix Mendelssohn e o Adagietto da Suíte Arlesienne n.1 de Georges Bizet que, juntamente com a obra de Manzolli, mostram ao público diferentes expressões da escrita coral para orquestra sinfônica.  

Em “Viento y Mar”, a dança flamenca se encontra com a música de concerto. A coreografia, criada pela solista Fernanda Vieira em colaboração com Manzolli, cria um novo diálogo da percussão com a orquestra. A energia e o ritmo flamenco são representados como encontro do vento com o mar. 

Essa obra dá continuidade ao diálogo de Manzolli com a OSU, desde a ópera multimodal “Descobertas”, estreada com sucesso em 2016. A composição é inspirada na Dança Flamenca, nos filmes “El Amor Brujo” e “Bodas de Sangre” de Saura e na música de Paco de Lucia. 

O som da orquestra evoca o vento e se mistura às palmas, sapateado, castanholas, pandeiro e cajón. A Orquestra Sinfônica da Unicamp participa ativamente da cena flamenca, interagindo com a solista no processo rítmico com palmas e outros gestos musicais.

“Viento y Mar” começa e termina à beira-mar, onde o vento e a turbulência das ondas se fundem na energia e no ritmo do mar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta “Viento y Mar”, o encontro da percussão e da dança flamenca

27 de novembro, quarta-feira, 20h

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP)

Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Fernanda Vieira, percussão

Cinthia Alireti, regência


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente