Pela primeira vez na história, DCE da Unicamp terá coordenadora indígena

Pela primeira vez na história, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicamp terá uma coordenadora geral indígena. A chapa que ganhou as eleições na semana passada terá Rayane Barbosa, do povo Kaingang e Terena, como uma das líderes do diretório no mandato de 2020.

Rayane Barbosa (foto divulgação)

Aos 18 anos, Rayane, da aldeia indígena Vanuire, localizada na cidade de Arco Íris (SP), cursa pedagogia na Unicamp e entrou na universidade através da primeira edição do vestibular indígena, ocorrido em 2019.

Rayane faz parte da chapa “Tsunami da Educação – Uma Onda Diferente” que foi eleita com 922 votos na eleição que aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 deste mês. Na construção da chapa, os estudantes buscaram dar cara do povo à chapa e abrir espaço para minorias nas esferas de poder.

A direção do DCE é formada por 20 membros, sendo três coordenadores gerais. Além de Rayane, a coordenação geral ficará com Rafaella Malafaia, estudante de Educação Física e vice-presidente das Atléticas da Unicamp, e Lucca Paiva, do Movimento de Repúblicas da Unicamp e estudante de Engenharia de Computação. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

3 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

5 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

8 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

8 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

9 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago