Pela primeira vez na história, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicamp terá uma coordenadora geral indígena. A chapa que ganhou as eleições na semana passada terá Rayane Barbosa, do povo Kaingang e Terena, como uma das líderes do diretório no mandato de 2020.
Aos 18 anos, Rayane, da aldeia indígena Vanuire, localizada na cidade de Arco Íris (SP), cursa pedagogia na Unicamp e entrou na universidade através da primeira edição do vestibular indígena, ocorrido em 2019.
Rayane faz parte da chapa “Tsunami da Educação – Uma Onda Diferente” que foi eleita com 922 votos na eleição que aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 deste mês. Na construção da chapa, os estudantes buscaram dar cara do povo à chapa e abrir espaço para minorias nas esferas de poder.
A direção do DCE é formada por 20 membros, sendo três coordenadores gerais. Além de Rayane, a coordenação geral ficará com Rafaella Malafaia, estudante de Educação Física e vice-presidente das Atléticas da Unicamp, e Lucca Paiva, do Movimento de Repúblicas da Unicamp e estudante de Engenharia de Computação. (Com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…