O artista plástico Neneco Martins expõe parte de seu acervo a partir do dia 23/11, sábado, no bar Embrev (Rua Hermantino Coelho, 920 – Mansões Santo Antonio, Campinas, SP). A exposição marca a despedida do artista que sediou o seu ateliê em Campinas, no bairro Jardim Santa Cândida, entre o final de 2016 e 2019. A exposição pode ser visitada até o dia 7/12.

(Foto: Divulgação)

Neneco Martins trabalhou muitos anos no teatro paulistano com diretores e artistas importantes como Sérgio Mamberti, Antunes Filho, Zé Celso, Antonio Abujamra, Juca Oliveira, Márcio Aurélio, Ismael Ivo, Naum Alves de Souza, Carlos Moreno, Edson Celulari, entre outros. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, tendo atuado em projetos artísticos nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Itália.

Uma das principais referências no Brasil na arte de transformar materiais descartados em obras artísticas muito bem-humoradas, Neneco conta com um acervo de cerca de 600 obras em seu ateliê, que é também sua casa. Infelizmente, um processo judicial arrolou o imóvel e ele se vê obrigado a mudar sem recursos financeiros para isso.

“Um trabalho politicamente correto, socialmente útil e completamente desamparado”. Com esta frase, Neneco Martins resume a atual situação pela qual está passando, aos 67 anos. Esculturas, máscaras, painéis, vasos, objetos compõem o acervo. Parte dele estará em exposição no Embrev, bar que com esta iniciativa apoia a campanha de arrecadação de recursos para viabilizar a instalação do artista em Socorro (SP).

Campanha virtual

Quem quiser auxiliar o artista pode realizar doações por meio de uma campanha de financiamento coletivo aberta na internet disponível no seguinte link: http://vaka.me/783987.

Para quem ainda não conheceu o trabalho do artista, Neneco transforma bandejinhas e geladeiras de isopor, garrafas pets, bonecas velhas, pranchas de surf quebradas, galões de água, antenas de televisão, entre outros materiais em uma variedade enorme de peças e técnicas, que vão de esculturas a máscaras em papel marche a quadros e painéis, sempre com cores fortes e carregadas de expressividade. Cenógrafo de mão cheia, busca parcerias para trabalhar e seguir criando e encantando crianças, jovens e adultos com sua arte. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Neneco Martins no Embrev

De 23/11 a 7/12

Local: Rua Hermantino Coelho, 920 – Mansões Santo Antonio, Campinas, SP. Tel: (19) 98816-1446

Financiamento coletivo para Neneco Martins: http://vaka.me/783987 https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoio-ao-artista-neneco-martins