O que está por trás do golpe na Bolívia e também em outros países da América do Sul? A TV Argentina fez um debate sobre a “Escola das Américas”, uma instituição dos Estados Unidos que treina militares para sabotarem a democracia. E esse é o caso dos militares golpistas da Bolívia, que foram treinados na Escola das Américas na Georgia (EUA) e comandaram o golpe na Bolívia.
A Escola das Américas foi criada pelo governo dos Estados Unidos em 1946. Em 56 anos, a escola treinou mais de 61 mil militares sul-americanos. A ‘Escola dos Golpes’, como é conhecida, é denunciada pela Americas Watch, organização criada pela Human Rights Watch especialmente para denunciar a Escola das Américas (link).
O local é um centro de formação de lideranças militares direitistas, especializado em contra-insurgência, derrubada de governos, técnicas de tortura, assassinatos etc.
Vários ditadores da Argentina e de outros países das Américas foram treinados na escola. “Os Estados Unidos tomaram a Bolívia’, diz o apresentador.
Veja vídeo da TV Argentina: