Os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta segunda-feira, 28, em turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 236/18, processo nº 227.728, de autoria do senhor Carmo Luiz (PSC), que “declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Campineira”, após parecer favorável da Comissão de Educação e Esporte.  A aprovação teve 17 votos a favor e 11 contra.

Paulo Freire (foto unicamp – div)

Segundo o autor do projeto, Paulo Freire é considerado um dos intelectuais mais notáveis da pedagogia mundial, e o projeto segue a linha de uma lei federal e outra da cidade São Paulo, que, respectivamente, o consideram “Patrono da Educação Brasileira” e “Patrono da Educação Paulistana”.

Paulo Freire, que é um dos intelectuais brasileiros mais importantes e reconhecidos internacionalmente, se tornou alvo de fake news e de ataques de grupos de analfabetos funcionais de extrema-direita.

Recentemente, em maio deste ano, o educador Paulo Freire também foi homenageado em Campinas. A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp batizou com o nome dele o prédio principal da unidade. A nomeação do prédio foi proposta pelos próprios estudantes do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação, que em grande maioria trabalha com círculos de cultura, utilizando métodos de Paulo Freire. Pesquisadores dos principais centros de pesquisa da Europa e Estados Unidos estudam os métodos desenvolvidos pelo educador.

Paulo Freire (1921-1997) também é Patrono da Educação Brasileira e foi professor na Unicamp durante 10 anos, de 1981 a 1991.