.Por Roberto Ravagnani.

Trabalho voluntário é uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, como já falei e vou falar outras vezes neste nosso espaço, mas ainda não falei como pode ser uma ferramenta de marketing para as organizações sociais. Não estou falando de ter como voluntários pessoas especialistas em comunicação, marketing e outras afins, o que pode ser uma boa estratégia, mas de forma geral qualquer voluntário ou melhor todos os voluntários podem ser esta ferramenta mesmo sem entender ou trabalhar com o tema.

(foto vladvictoria – pl)

Até hoje, mesmo com tanta tecnologia, aplicativos, redes sociais, o que ainda confiamos de verdade é quando uma amigo, ou um parente nos dá uma indicação, de um passeio, de um profissional, um restaurante, uma loja, um médico, um filme, entre outros, este boca a boca tem um valor inestimável, pois quando acontece há uma probabilidade muito grande do outro ouvir e atender a sugestão do outro em visitar ou fazer contato com a indicação dada.

Portanto a boca a boca pode revolucionar o seu negócio e uma organização social, por que não?

Portanto quando a sua organização social receber um voluntário, esteja preparada para isso, com profissionalismo e cuidados para que o voluntário saia entusiasmado com a organização e coloque literalmente a boca no trombone sobre ela.

Mas eu sou só um voluntário e não sou da organização o que posso fazer?

Que otimo que você é um voluntário, e como tal pode ajudar muito na gestão ou se preferir, ajudar na “organização” da organização. Será que me fiz entender?

Fazer com que a organização tenha este olhar para o trabalho voluntário, uma ferramenta de apoio efetivo na divulgação da causa que ela defende, esta divulgação tem um peso muito grande e pode ser um divisor de águas para a comunicação da OSC. Para ser melhor e fazer mais o que já faz bem, tem que divulgar e divulgar bem. Voluntário bem recrutado, bem capacitado é excelente e todos ganham com isso.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial.