Em sua quarta edição, a LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas acontece de 16 a 18 de outubro no Laboratório de Imagem e Som da Unicamp (LIS), em Campinas. O evento gratuito terá oficinas, mostras e debates voltados à animação independente e seus processos criativos, e a presença da convidada búlgara Radostina Neykova. 

Cena da animação “Tito e Os Pássaros”

A LESMA nasceu como um projeto de extensão, organizado por alunos e ex-alunos da Unicamp, com orientação de WIlson Lazaretti, professor do Departamento de Artes Plásticas da UNICAMP e fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em atividade desde 1975. 

Além do caráter educacional e de difusão, o evento conta com o LesmaLab, um espaço onde novos animadores apresentam seus projetos de animação e recebem orientação de artistas do ramo. A inscrição para participação no LesmaLab pode ser feita neste link.

Para assistir ao LesmaLab, bem como participar de todas as demais atividades da programação não é preciso realizar inscrição prévia. Estão previstas uma mesa de conversa sobre a animação “Tito e os Pássaros”, com os diretores e animadores da equipe Gabriel Bitar, André Catoto e Elias Velho, e a presença de Sávio Leite, organizador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação que já teve 16 edições em Belo Horizonte. Além da ‘Extravagante Mostra MUMIA’, ele lança em Campinas o livro ‘Diversidade na animação brasileira’. Com sua organização, a obra faz um mapeamento da produção brasileira, reunindo textos de diversos agentes da área e entrevistas com oito animadores brasileiros contemporâneos, com foco na diversidade da produção independente. 

Oficina de animação com bordados (Foto: Divulgação)

Mostra Búlgara 

A abertura da LESMA, no dia 16 de outubro, às 19h, é a Mostra de Animações Búlgaras Contemporâneas para Crianças e Adultos, com a presença de Radostina Neykova, diretora de filmes de animação premiados como “Grumpy Does Repair” e “Ugly Fairytale”. É ilustradora de livros infantis para a Bulgária, Sérvia, Grécia, Bósnia e Herzegovina e professora de Dramaturgia para o Filme Animado na Academia Nacional de Artes do Teatro e do Cinema em Sofia, na Bulgária. Além de comandar uma masterclass na Lesma e participar como membro da mesa do LesmaLab, a artista aproveita a passagem pelo Brasil para ministrar oficinas de animação com bordado no SESC Pinheiros, em São Paulo, nos dias 19 e 20, em Taubaté, entre os dias 23 a 25, e em Jundiaí, nos dias 26 e 27.  

A LESMA é produzida por ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp (Midialogia e Artes Visuais), com apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

LaExtraordinária Semana de Mostras Animadas – LESMA 

Data: De 16 a 18 de outubro de 2019 

Local: Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes da Unicamp  

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas (O LIS fica ao lado direito do Centro de Convenções da Unicamp). 

Contato: [email protected] 

Mais informações:  facebook.com/laextraordinarialesma/ 

Programação: 

16/10 – 19h: A Inestimável Mostra de Animações Búlgaras Contemporâneas de Radostina Neykova + Coquetel de Abertura  

17/10 – 09h: A Incomparável mesa de conversa com “Tito e os Pássaros”: Elias Velho, André Catoto, Gabriel Bitar 

17/10 – 14h: LESMA Lab 4.0 com Filipe Miranda, Cassandra Reis, Patrícia Alves Dias e Radostina Neykova (para apresentação de trabalhos, o link para inscrição é https://forms.gle/ofuspDLAEGQVFFPL6).) 

17/10 – 19h: A Extravagante Mostra MUMIA, com Sávio Leite 

18/10 – 09h: A Magnífíca Mesa de animação e formação com Patrícia Alves Dias  

18/10 – 14h: A Extraordinária Masterclass de bordados animados com Radostina Neykova  

18/10 – 19h: O Excepcional lançamento do livro ‘Diversidade na Animação Brasileira’, de Sávio Leite (local: Diálogos Produções Culturais – R. Ferreira Penteado, 1261 – Cambuí, Campinas)