O UnicampAfro, um evento com programação mensal e diversas atividades acadêmicas e culturais, será lançado nesta quinta-feira, 10, às 14h, no auditório do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais).
Segundo os organizadores, o objetivo do UnicampAfro é abordar a temática das africanidades brasileiras na Unicamp, em uma perspectiva multidisciplinar, destacando a sua influência na construção da identidade brasileira.
A primeira ação do projeto será o Novembro Negro na Unicamp. “Os eventos terão debates sobre o racismo institucional e a construção histórica das políticas de igualdade racial no país, tendo como horizonte o tensionamento da concepção etnocêntrica universalista”, afirmam.
O UnicampAfro tem na comissão organizadora a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com diversos órgãos e coletivos da Unicamp GGBS – Grupo Gestor de Benefícios Sociais, DCULT – Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ADunicamp – Associação de Docentes da Unicamp; STU – Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, Coletivo Conexão Preta Unicamp-Limeira/SP, Carolina Maria de Jesus, entre outros.
Endereço:
O Auditório do GGBS fica localizado na Praça das Bandeiras, nº45 Cidade Universitária Zeferino Vaz (Prédio da DGA – Diretoria-Geral de Administração).
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…