A programação do Circuito de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, traz, no mês de novembro, uma programação diversa que contempla clássicos, curtas metragens orientais, documentários brasileiros, uma mostra sobre “O Cinema do Leste Europeu Contemporâneo” e uma série de filmes dirigidos por mulheres no ciclo “Mulheres na direção”.

Mestre Moa do Katendê – A primeira vítima, de Carlos Pronzato

Destacamos no ciclo Cinema & Literatura, que tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, o filme “O Perfume”, de Tom Tykwer, baseado no romance homônimo de Patrick Süskind.

O ciclo O Teatro americano no cinema traz “À Margem da Vida”, de Paul Newman, adaptação da obra de Tennessee Williams.

Entre os clássicos, o público poderá assistir a “Um Corpo Que Cai – Vertigo”, de Alfred Hitchcock, “A Terra Treme – La Terra Trema”, de Luchino Visconti, “Arroz Amargo”, clássico do neo realismo de Giuseppe De Santis, “Umberto D”, de Vittorio de Sica e “Um filme como os outros”, de Jean-Luc Godard.

O recente “Dor e Glória”, belo filme de Pedro Almodóvar, está na programação do ciclo em homenagem ao cineasta espanhol.

A programação especial do cineblube Cachoeira exibe “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha, lembrando os 80 anos do cineasta, um dos principais nomes do Cinema Novo.

Já o Cine Tela Preta traz “O vento forte do levante”, de Rodrigo Dutra, sobre o poeta e militante Solano Trindade.

“Tudo bem”, de Arnaldo Jabor, está no ciclo Revisão do Cinema Brasileiro, com curadoria de Ricardo Pereira. O ciclo Diversidade sexual recebe integrantes do “Transitando – Coletivo de Trans e Travestis de Piracicaba” para debater dois curtas metragens nacionais.

A Programação Especial Cine Debate / “Consciência negra”, com curadoria do PES – Mídiativismo, exibe “Mestre Moa do Katendê – A primeira vítima”, de Carlos Pronzato, uma denúncia do assassinato de Mestre Moa, fruto da escalada da violência política estimulada pelo discurso fascista de ódio.

“Tenda dos Milagres”, de Nelson Pereira dos Santos, também integra a programação especial do Mês da Consciência Negra.

O Cineclube Outubro exibe “Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora”, de Carlos Pronzato.

Destacamos também “O Golpe”, de Gustavo Sousa e Orestes Toledo, sobre uma manifestação política no Largo do Rosário sobre os cinquenta anos do Golpe Militar de 1964?

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. Veja abaixo mais detalhes e a programação completa:

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Um Corpo Que Cai – Vertigo, de Alfred Hitchcock

Sexta-feira, 01 de novembro, 15h
Título: Um Corpo Que Cai – Vertigo
Direção: Alfred Hitchcock
Sinopse: Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.
País: EUA
Ano: 1958
Duração: 129 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sexta-feira, 01 de novembro, 19h
Título: A Casa de Pequenos Cubos
Direção: . Kunio Kato
Sinopse: Um velhinho vive solitário em uma cidade inundada. À medida que a água sobe, o senhor eleva sua casa com pequenos tijolos em forma de cubos, para se manter fora do nível do lago sobre o qual vive. Então, um dia, seu cachimbo favorito cai e vai parar em um andar mais baixo de onde sua real moradia encontrava-se naquele momento. Muito apegado ao cachimbo, ele decide comprar uma roupa de mergulho e ir atrás dele. Ao mergulhar, passa a reviver toda a história dele, de sua família e, claro, a da casa, cujos vários andares, agora estão todos submersos, exceto o último. Animação.
País: Japão
Ano: 2008
Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Ciclo “Cinema & Literatura”

curadoria: Ricardo Pereira

O Perfume, de Tom Tykwer

Sexta-feira, 01 de novembro, 19h30
Título: O PERFUME
Direção: Tom Tykwer
Sinopse: Na França do século 18, Jean-Baptiste Grenouille é um aprendiz de
perfumista com o dom incomum de diferenciar todos os odores à sua
volta. Sua obsessão é extrair e preservar o aroma da feminilidade, o
mais sublime dentre todos. Baseado no romance homônimo de Patrick
Süskind. Colorido.
País: Alemanha
Ano: 2006
Duração: 147 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 02 de novembro, 15h40
Título: Pequena Nota
Direção: Royston Tan.
Sinopse: A história do garoto Zhiren e sua sensível relação com a mãe. O garoto que é rejeitado pelos colegas por não ter pai cresce sozinho e inseguro. Depois de adulto vai para a Europa seguir carreira musical, deixando pra trás sua mãe e a comida chinesa.
País: Singapura
Ano: 2009
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política
Curadoria: Associação ECCOS/ Curadoria: Rodrigo Lara e Alzira Oliveira

Sábado, 02 de novembro, 16h
Título: Mundo Deserto de Almas Negras
Direção: Ruy Veridiano..
Sinopse: Uma sociedade em que o preconceito acontece ao contrário: os negros são a elite e os brancos estão à margem, sofrendo com a falta de oportunidades. Esta é a premissa desse filme, que mistura o clima de filme noir com elementos do tropicalismo. Primeiro trabalho do grupo criativo Heavybunker, formado na Faculdade Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro.
País: Brasil
Ano: 2016
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Cine Resista / Documentários Brasileiros Curadoria: Fernanda Viana e Tatiane Malta

Sábado, 02 de novembro, 19h30
Título: NEGRO LÁ, NEGRO CÁ.
Direção: Eduardo Cunha .
Sinopse: NEGRO LÁ, NEGRO CÁ é um documentário que mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza – CE, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão. Através das falas de Alfa Umaro Bari (Guiné-Bissau), Andy Monroy Osório (Cabo Verde), Cornelius Ezeokeke (Nigéria) e Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau), podemos nos questionar com relação as formas sutis, porém fortes, nas quais o problema se manifesta, dificultando a discussão sobre o tema.
País: Brasil
Ano: 2015
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 04 de novembro, 19h
Título: Influenza
Direção: . Bong Joon-ho
Sinopse: Uma série de imagens captadas pelas câmeras de segurança de Seul nos meados dos anos 2000.
País: Coreia do Sul
Ano: 2004 Duração: 29 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo: Perolas escondidas do cinema Curadoria: Hamilton Rosa Junior

Segunda-feira, 04 de novembro, 19h30
Título: O Chacal de Nahueltoro
Direção: Miguel Littin
Sinopse: Em 1960, perto de Chillán, José del Carmen Valenzuela Torres, um camponês da cidade de Nahueltoro, mata Rosa Rivas Acuña e seus cinco filhos com crueldade cruel. O filme articula uma história de ficção baseada em fatos reais, declarações feitas pelo assassino durante o julgamento e pelos jornalistas que o entrevistaram antes de sua sentença ser executada. Trinta e dois meses após o crime, o analfabeto Valenzuela aprender a ler e escrever, e torna-se um ser-humano ponderado. Mas isso por acaso minimiza a pena do Chacal de Nahueltoro? Chacal de Nahueltoro é considerado pelos críticos o Cidadão Kane do cinema chileno. E desde seu lançamento um marco significativo da cinematografia, pois tratava-se de um filme patrocinado por uma instituição pública e estatal ( o diretor Miguel Littin usou como mote uma oficina de cinema que estava ministrando na Universidade do Chile para produzi-lo) e também era a primeira obra nacional a abordar os problemas da sociedade chilena de maneira bruta e realista. A intenção de Littín era pegar como modelo um crime real e criar um docudrama com narrativa inspirada pelo jornalismo investigativo. Assim, ele passou dois anos e meio coletando diferentes antecedentes do caso. Conversou com os juízes e os funcionários da prisão, viu outros condenados que tinham as mesmas características, camponeses analfabetos. Com o montador Pedro Chaskel, eles viajaram para a cidade de Nahueltoro e entrevistaram pessoas que conheceram Valenzuela, e entrevistaram familiares, inclusive, a mãe de Valenzuela. Littín, para filmar na região, recebeu apoio da Universidade de Concepción, do diretor da prisão de Chillán e da maioria dos habitantes da cidade. O garoto que representou o Chacal durante sua infância foi encontrado em uma casa órfã em Chillán. Os jornalistas contribuíram com material gráfico e também apareceram como extras. Segundo o próprio Littín: “A primeira parte é mais criativa; o segundo, baseado em crônicas, se encaixa mais na reconstrução dos fatos. Foi o filme mais assistido daquele ano no país, modificando a relação entre público e obra, propondo uma instância de reflexão crítica sobre o sistema social no Chile. Apesar do sucesso internacional, e de se tornar um clássico do cinema latino-americano, O Chacal de Nahueltoro ficou proibido no Brasil na época da ditadura e, posteriormente só foi exibido em algumas capitais brasileiras e no circuito alternativo.
País: Chile
Ano: 1969
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

A Terra Treme – La Terra Trema, de Luchino Visconti

Quarta-feira, 06 de novembro , 19h
Título: A Terra Treme – La Terra Trema
Direção: Luchino Visconti.
Sinopse: Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura. O elenco foi composto exclusivamente por atores não profissionais, geralmente habitantes de Sicília, e pescadores locais. Preto & Branco.
País: Itália
Ano: 1948
Duração: 160 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
Cineclube Cachoeira

A Idade da Terra, de Glauber Rocha

A história do cinema brasileiro é feita de desbravadores, aventureiros, inovadores, conformistas e revolucionários. Glauber Rocha é um autor que seguramente insere-se no panteão dos revolucionários. Para este artista a luta do cinema brasileiro é a luta pela transformação da sociedade, é a luta pela ruptura estética que exprime o desejo de descolonizar o nosso olhar. Glauber Rocha faria 80 anos neste ano de 2019. Perante estes tempos sombrios, julgamos necessário exibir, debater e escrever sobre os seus filmes; referências indispensáveis para todos aqueles que desejam filmar livremente a nossa realidade.

Quinta-feira, 07 de novembro, 19h
Título: A Idade da Terra
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: O filme mostra um Cristo-Pescador, interpretado pelo Jece Valadão; um Cristo-Negro, interpretado por Antônio Pitanga; mostra o Cristo que é o conquistador português, Dom Sebastião, interpretado por Tarcísio Meira e mostra o Cristo Guerreiro-Ogum de Lampião, interpretado pelo Geraldo Del Rey. Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse que ressuscitam o Cristo no Terceiro Mundo são uma alegoria tão metafórica quanto apoteótica sobre as lutas de classes na América Latina e na África. .O filme foi pensado para ser projetado de forma aleatória pelo projecionista, na ordem que melhor lhe conviesse. Dividiu a crítica e arrancou elogios de intelectuais e cineastas, como o escritor Alberto Moravia e o cineasta Michelangelo Antonioni, que considerou “Uma lição de cinema moderno”. O polêmico A Idade da Terra foi o último filme dirigido por Glauber Rocha, falecido em 1981.
País: Brasil
Ano: 1980
Duração: 140 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 08 de novembro, 15h
Título: Flores de papel
Direção: Guru Dutt
Sinopse: Suresh Sinha, mesmo tendo uma origem humilde, consegue se tornar um renomado diretor de cinema em Bombaim. Suresh conhece Veena Varma e ambos se apaixonam, se casam e têm Pramila, a primeira filha. Tudo ia bem até aparecer a jovem Shanti. Apaixonado, Suresh faz de tudo para conquistá-la, inclusive promover a carreira de Shanti.
País: Índia
Ano: 1959
Duração: 148 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 09 de novembro, 15h40
Título: Cordas de Muybridge
Direção: Koji Yamamura
Sinopse: Dois mundos. O do fotógrafo Muybridge e o de uma mãe que vê sua filha crescer e afastar-se dela. As duas histórias acontecem em diferentes momentos, enquanto o filme tenta responder, de forma poética, se o tempo pode parar e andar para trás. É uma homenagem surreal para Muybridge, um dos pioneiros do cinema. Animação.
País: Canadá e Japão
Ano: 2011 Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Mulheres na Direção
Curadoria: Nayara Gomes Lopes

Sábado, 09 de novembro, 16h
Título: Minha Filha
Direção: Laura Bispuri
Sinopse: A guarda de Vittoria, uma menina de dez anos, está sob a disputa de duas mães: a de criação e a biológica, que reaparece após longo tempo e deseja ter a filha de volta. No centro do conflito, Vittoria se vê obrigada a fazer uma escolha que a afetará para sempre. A diretora também assina o roteiro em parceria com Francesca Manieri.
País: Itália/Alemanha/Suíça
Ano: 2018 Duração: 97 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
Ciclo: Cine Mulher
Curadoria: Promotoras Legais Populares

Segunda-feira, 11 de novembro, 19h
Título: Dia de Jerusa
Direção: Viviane Ferreira
Sinopse: Bixiga, coração de São Paulo. Jerusa, moradora de um sobrado envelhecido pelo tempo, em um dia especial, recebe Silvia, uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro convencendo pessoas à responderem questionários para uma pesquisa de sabão em pó. No momento em que conhece Silvia, Jerusa a proporciona uma tarde inusitada repleta de memórias, convidando-a à compartilhar momentos de felicidade com uma “desconhecida”.
País: Brasil Ano: 2014
Duração: 20min 54seg
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Arroz Amargo, de Giuseppe De Santis

Quarta-feira, 13 de novembro , 19h
Título: Arroz Amargo
Direção: Giuseppe De Santis
Sinopse: No Vale do Rio Pó, mulheres são contratadas para trabalharem na colheita de arroz. Elas trabalham em condições precárias. Uma delas, a camponesa Silvana, se envolve com o vigarista Walter, que já tem uma amante, Francesca. Produzido pelo grande produtor italiano, Dino de Laurentis. Com produção do lendário Dino De Laurentiis, Arroz Amargo transformou em estrela internacional a bela e talentosa atriz Silvana Mangano, além de ter promovido a astro Vittorio Gassman. Arroz Amargo é considerado um dos marcos do neo-realismo, um dos movimentos mais importantes da história do cinema.
País: Itália
Ano: 1949
Duração: 108 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Quinta-feira,14 de novembro, 19h
Titulo: A Carteira
Ano: 2016
Direção: Jean Goes
Gênero: Ficção
Duração: 09 minutos
Sinopse: Um homem comum em um dia qualquer encontra uma carteira perdida em um banco de uma praça, o que causa diversos problemas em seu dia.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
Cine Tela Preta

Curadoria: Angela Bassualdo, Patricia Lima e Renata Arendt.

Quinta-feira, 14 de novembro, 19h30
Título: O vento forte do levante
Direção: Rodrigo Dutra
Sinopse: Solano Trindade não se curvou diante da opressão de cor, de classe e de cultura. Poeta e militante comunista nasceu em Pernambuco morou em Caxias e Embu, andou diariamente no “trem sujo da Leopoldina” que tem um “freio de ar todo autoritário” assim como os motivos que levaram Vargas a ordenar sua prisão.
País: Brasil
Ano: 2011 Duração: 51 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sexta-feira, 15 de novembro, 19h
Titulo: A Carteira
Ano: 2016
Direção: Jean Goes
Gênero: Ficção
Duração: 09 minutos
Sinopse: Um homem comum em um dia qualquer encontra uma carteira perdida em um banco de uma praça, o que causa diversos problemas em seu dia.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 15 de novembro, 19h30
Título: TUDO BEM
Direção: Arnaldo Jabor
Sinopse: O conflito de classes decorrente da convivência forçada entre uma
típica família de classe média carioca e os operários que trabalham na
reforma de seu apartamento em Copacabana. Colorido.
País: Brasil
Ano: 1978
Duração: 111 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS / REPRISE
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sábado, 16 de novembro, 15h40
Titulo: Recorrências
Ano: 2018
Direção: Isabella Ricchiero Stefanini e Bárbara Helena Daniel Santos
Gênero: Ficção
Duração: 05 minutos
Sinopse: Recorrências é um curta-metragem surrealista. Laura e Vitor se reúnem para jantar. No entanto, à medida em que a noite avança, o diálogo entre eles torna-se tão intragável quanto a própria refeição.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria: Cineclube Purpurina/ Com a presença de integrantes do “Transitando – Coletivo de Trans e Travestis de Piracicaba” para o debate de dois curtas metragens nacionais

Sábado, 16 de novembro, 16h
Título: “ Julian, sem A, sem O” e “Crisal”
Direção: Mayara Caroline
Sinopse: “Julian, sem A, sem O”, que conta a história de Julian, homem trans e músico de Campina Grande. O documentário mostra o processo de transformação e foca na ótica de Julian sobre o que é ser trans. País: Brasil
Ano: 2018 Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.
Título: “Crisal”
Direção: Gabriel Ávila
Sinopse: “Crisal”, um curta poético, descrito como uma entomologia sensível e artística, que leva o público em uma viagem sensorial ao presenciar a busca do autoconhecimento e da descoberta do gênero humano a partir da performance. Saia da crisálida e permita-se voar.
País: Brasil
Ano: 2014 Duração: 11 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Ciclo: O Teatro Americano no Cinema Curadoria: Laerte Ziggiatti

Sábado, 16 de novembro, 19h30
Título: O Sucesso a Qualquer Preço
Direção: James Foley
Sinopse: Em um escritório imobiliário de Chicago são oferecidos prêmios aos corretores que se destacam nas vendas. O primeiro prêmio é um Cadillac, o segundo é um jogo de facas e o terceiro a demissão. O filme é uma denúncia de como o dinheiro, a competição e a falta de ética corrompem tudo em seu caminho, em que o sucesso de um depende, em última instância, do fracasso do outro. Adaptação para o cinema da peça Glengarry Glen Ross, potente texto da David Mamet, um dos mais importantes dramaturgos americanos da atualidade, o filme conta com um elenco estelar : Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Ed Harris. Além de autor, David Mamet também dirige filmes ( entre outros, Jogo de Emoções) e montagens teatrais. País: EUA
Ano: 1993 Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 18 de, novembro 19h
Título: Julgamento
Direção: Park Chan-wook
Sinopse: Depois de um grande terremoto, falta somente um corpo, especificamente o de uma garota, para ser reconhecido. Um casal alega que tal garota é sua filha. Outra pessoa também. Os investigadores não sabem como proceder.
País: Coreia do Sul
Ano: 1999 Duração: 26 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Cine Debate / “Consciência negra”

Curadoria: PES – Mídiativismo

Segunda-feira, 18 de novembro, 19h30
Título: Mestre Moa do Katendê – A primeira vítima
Direção: Carlos Pronzato
Sinopse: O filme, realizado de forma dinâmica, no calor dos acontecimentos, visa celebrar a memória do Mestre Moa, com seu legado e realizações, e denunciar seu assassinato como um fruto da escalada da violência política estimulada pelo discurso fascista de ódio. Trata-se de uma produção independente, que se divide em dois temas interrelacionados: a apresentação e trajetória do Mestre Moa na cultura afrobaiana, destacando-se a capoeira e o afoxé; e as interpretações do sentido desse crime no atual cenário político brasileiro. Foram entrevistadas mais de 30 pessoas, dentre familiares, membros do movimento negro e do cenário cultural afro-baiano, com cobertura de atos e cenas de arquivo. Realizado por La Mestiza Audiovisual, produzido pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e pelo Coletivo Ginga de Angola, contou com apoio do Sindae – Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia. Às filmagens foram realizadas em Salvador – BA em Outubro de 2018, e a edição foi feita no departamento de comunicação do Sindae.
País: Brasil
Ano: 2018 Duração: 46 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL/CONSCIÊNCIA NEGRA

Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos

Quarta-feira, 20 de novembro, 19h
Título: Tenda dos Milagres
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Pedro Arcanjo foi um sociólogo negro que viveu em Salvador nas primeiras décadas do século XX. Agora, um pesquisador estadunidense está na cidade para estudar a vida dele. Porém, ninguém na cidade parece saber sobre o estudioso, o que alvoroça a imprensa local. Um jornalista baiano começa a investigar sobre Pedro Arcanjo e descobre que ele foi um intelectual que lutava contra a cultura racista.
Pais: Brasil
Ano: 1977
Duração: 142 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Quinta-feira, 21 de novembro, 19h
Título: Perdidos nas Montanhas
Direção: Hong Sang-soo
Sinopse: A aspirante a escritora Misook, em uma visita não programada à casa de sua amiga Jinyoung, descobre que seu professor, orientador e amante também está tendo uma relação amorosa com sua melhor amiga. Decide, então, virar o jogo..
Pais: Coreia do Sul
Ano: 2009
Duração: 31 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Ciclo: Almodovar

Dor e Glória, de Pedro Almodovar

Curadoria: Roberta Klink

Quinta-feira, 21 de novembro, 19h30
Título: Dor e Glória
Direção: Pedro Almodovar
Sinopse: Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.
País: Espanha
Ano: 2019 Duração: 114 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 22 de novembro, 15h
Título: Rio Bravo – Onde Começa o Inferno
Direção: Howard Hawks
Sinopse: De um lado está um exército de pistoleiros, espreitando para libertar um assassino frio da cadeia. Do outro lado está o xerife John T. Chance e seus dois auxiliares: um beberrão e um aleijado. Façam suas apostas. John Wayne é John T. Chance em Onde Começa o Inferno, um faroeste clássico e enxuto, reunindo bravos heróis e uma trama emocionalmente forte. A ele juntaram-se; Dean Martin, como seu auxiliar alcoólatra; Walter Brennan, como seu velho auxiliar resmungão, cujo espírito supera seu andar vagaroso; Ricky Nelson, como um Jovem pistoleiro querendo provar o seu valor; e Angie Dickinson, uma mulher determinada a conquistar Chance. O diretor Howard Hawks expandiu as fronteiras do faroeste em Onda Começa o Inferno. Capturando o Oeste lendário com um elenco estrelar e no auge da forma, ele repete a façanha. Obra prima fundamental do gênero .Preto e Branco.
País: EUA
Ano: 1959
Duração: 143 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube Outubro – “Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz” (Milton Nascimento; Fernando Brant e Márcio Borges. Música: O que foi feito de Vera).

Sexta-feira, 22 de novembro, 19h
Título: Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora
Direção: Carlos Pronzato
Sinopse: O documentário foca o período da luta armada de resistência à Ditadura Militar, de 1964 até a morte de Carlos Marighella, em dezembro de 1969. Montado a partir de importantes depoimentos de militantes políticos, estudiosos e pesquisadores, o título Quem samba fica, quem não samba vai embora é uma referência à carta homônima redigida por Marighella e endereçada aos revolucionários de São Paulo, em dezembro de 1968
País: Brasil
Ano: 2011 Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Ciclo “Curta Curtas” Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 23 de novembro, 15h40
Título: Esmeralda
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Sinopse: Morakot (“Esmeralda”, em tailandês) é o nome de um hotel abandonado em Bangkok. Nele, costumavam se hospedar homens de negócios, viajantes e até refugiados políticos. Mas o local não sobreviveu à crise econômica do final dos anos 90, e tudo que restou foi um prédio vazio, impregnado pelo passado.
País: Tailândia e Japão
Ano: 2008 Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Curadoria: Anderson Martins
Palestrantes (orientadores do debate): Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) da Unicamp

Sábado, 23 de novembro , 16h
Título: Cosmos, de Carl Sagan – A Persistência da Memória
Direção: Carl Sagan, Ann Druyan, Steven Soter
Sinopse: Carl Sagan aborda a importância do desenvolvimento do cérebro humano para o conhecimento, nomeando o episódio em questão a partir de um quadro de Salvador DalI (1931). Sagan parte da noção de bit e passa para a análise da inteligência na vida marinha, em especial o caso dos cetáceos. Sagan apresenta ainda a teoria do cérebro trino proposta pelo neurocientista Paul MacLean (1913-2007) e, num segundo momento, faz uma analogia do cérebro com uma grande cidade, uma biblioteca e um computador. Já no final do episódio, o então recente disco dourado da Voyager é apresentado como um símbolo do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo da evolução.
País: EUA .
Ano: 1980
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

CineClube CineInverte Mostra “O Cinema do Leste Europeu Contemporâneo”

Sábado, 23 de novembro , 19h30
Título: Guerra Fria
Direção: Pawel Pawlikowski
Sinopse: Durante a Guerra Fria entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.
País: Polônia
Ano: 2016
Duração: 105 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 25 de novembro, 19h
Título: Hua Yang De Nian Hua
Direção: Wong Kar-wai
Sinopse: Vários filmes antigos, produzidos em Hong Kong, em preto e branco, foram descobertos em uma fábrica do sul da Califórnia, nos anos 90 e pertenciam a um antigo cinema em Chinatown que há muito tempo havia sido fechado. Este filme é uma montagem de imagens desses filmes que haviam sido considerados perdidos e evoca memórias do passado. As imagens são acompanhadas da música título do filme “Amor à Flor da Pele”, dirigido por Wong Kar-wai.
País: China.
Ano: 2000
Duração: 2 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Mensal Catavento

Segunda-feira, 25 de novembro, 19h30
Título: Divino Amor Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: Joana, uma escrivã de cartório, usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo “Divino Amor”. Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.
País: Brasil.
Ano: 2019 Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 27 de novembro , 19h
Título: Umberto D
Direção: Vittorio de Sica
Sinopse: Anos 50, Roma. Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti), funcionário público aposentado, vive de aluguel num pequeno quarto junto com seu fiel companheiro Flik, um cachorro. Eventualmente ele conversa com Maria (Maria-Pia Casilio), jovem criada do prédio, grávida e solteira. Em dificuldades por conta de sua pequena pensão, Umberto recebe um ultimato da dona do quarto: ou paga o que deve ou será despejado. Preto & Branco.
País: Itália
Ano: 1952
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS

Quinta-feira, 28 de novembro, 19h
Título: O Golpe
Direção: Gustavo Sousa e Orestes Toledo
Sinopse: Manifestação política no Largo do Rosário / Praça Visconde de Indaiatuba sobre os cinquenta anos do Golpe Militar de 1964?
País: Campinas/ Brasil
Ano: 2014
Duração: 16 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube Poeira
ciclo ” Encontrando God-Art “

Curadoria: João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Um filme como os outros, de Jean-Luc Godard

Quinta-feira, 28 de novembro , 19h30
Título: Um filme como os outros Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Refletindo sobre os acontecimentos de maio de 1968 na França, um grupo de estudantes e trabalhadores da Renault discutem sobre política, os objetivos da paralização na época e possíveis passos de uma revolução no país. Composto por duas bobinas de filme 16mm, uma colorida mostra esse diálogo e a outra em preto e branco mostra os acontecimentos que os participantes discutem, complementando a conversa. Produzido entre julho e agosto de 1968, “Um filme como os outros” é a primeira reflexão de Godard sobre os acontecimentos do maio de 68. Ainda era cedo para estabelecer uma imagem definidora do maio de 68, senão a da construção e empreendimento imprevisível.
País: França.
Ano: 1968
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 29 de novembro, 15h
Título: Batedor de Carteira
Direção: Robert Bresson
Sinopse: Michel (Martin LaSalle) começa a bater carteiras por dinheiro, depois por prazer e adrenalina, até o estranho hobby tornar-se um vício. Preso, ele reflete sobre o assunto, pensa na família e na namorada, Jeanne (Marika Green), mas por fim a obsessão fala mais alto e ele logo volta ao crime – agora muito mais habilidoso.
País: França
Ano: 1959 Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Curta MIS

Sexta-feira, 29 de novembro, 19h
Título: O Golpe
Direção: Gustavo Sousa e Orestes Toledo.
Sinopse: Manifestação política no Largo do Rosário / Praça Visconde de Indaiatuba sobre os cinquenta anos do Golpe Militar de 1964?
País: Campinas/ Brasil
Ano: 2014
Duração: 16 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Aula de Cinema”
curadoria: Gustavo Sousa

Sexta-feira, 29 de novembro, 19h30
Título: Retratos Sublimes
Direção: Lisa Cholodenko
Sinopse: Na cidade de Nova York, num meio em que a arte pode ser uma droga e tomar drogas pode ser uma arte, o encontro fortuito de duas mulheres provoca mudanças radicais na vida de ambas. Sid (Ally Sheedy) tenta ser bem sucedida numa prestigiada revista de fotografia. Lucy (Radha Mitchell) é uma ex-criança prodígio da fotografia que escapou às pressões do mundo da arte, de volta de Berlim acompanhada por Greta (Patricia Clarkson), uma ex-atriz de Fassbinder. A atração entre Lucy e Syd é o cerne do primeiro longa metragem de Lisa Cholodenko.
País: EUA
Ano: 1998
Duração: minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Curta MIS / REPRISE
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sábado, 30 de novembro, 15h40
Titulo: Recorrências
Ano: 2018
Direção: Isabella Ricchiero Stefanini e Bárbara Helena Daniel Santos
Gênero: Ficção
Duração: 05 minutos
Sinopse: Recorrências é um curta-metragem surrealista. Laura e Vitor se reúnem para jantar. No entanto, à medida em que a noite avança, o diálogo entre eles torna-se tão intragável quanto a própria refeição.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

CineClube CineInverte Mostra “O Cinema do Leste Europeu Contemporâneo”

Sábado, 30 de novembro , 16h
Título: A Lição.
Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov
Sinopse: Dirigido por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, o longa conta a história rígida e correta professora primária Nadezhda (Margita Gosheva). Quando descobre um furto de dinheiro dentro da sala de aula, a personagem cria uma obsessão em descobrir quem foi o culpado. Às voltas com problemas familiares, a personagem se envolve em uma série de situações que a fazem questionar os limites da ética.
País: Bulgária
Ano: 2015
Duração: 105 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo: O Teatro Americano no Cinema Curadoria: Laerte Ziggiatti

Sábado, 30 de novembro, 19h30
Título: À Margem da Vida
Direção: Paul Newman
Sinopse: As peças de Tennessee Williams contém, em geral, traços da vida do autor, lembranças de um passado sofrido e insatisfatório. Nelas, evoca relações familiares, antigos traumas, alcoolismo, drogas, neuroses. À Margem da Vida, essa primorosa versão para a tela dirigida por Paul Newman, talvez possa ser considerada sua mais fiel biografia, memórias doloridas dos tempos de juventude. Amanda(Joanne Woodward), a mãe, tem os olhos e o pensamento voltados para um passado radioso, quando era cortejada por inúmeros pretendentes. O filho Tom ( John Malkovich), trabalha numa sapataria, entediado e infeliz, cujo sonho é se tornar escritor e se alistar na marinha mercante. Laura (Karen Allen) é a irmã, frágil, tímida, aleijada, cuja única paixão é uma coleção de animais de vidro. A peça propiciou um salto na carreira de Tennessee Williams e é uma das mais encenadas em todo o mundo, afirmando-o como um dos mais importantes dramaturgos norte-americanos. País: EUA
Ano: 1987 Duração: 134 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (32 lugares)

(Carta Campinas com informações de divulgação)