.Por Wellington Beltrão.

Ao tomar a decisão definitiva de que vai entrar nessa jornada é ideal se atentar para os erros no estudo para concursos. Muitos concurseiros fazem investimentos em bons materiais para auxiliar na aquisição de conhecimento específico para as avaliações. Porém, de nada adianta investir, mas não dar o melhor de si, não é verdade? Então repense, vale à pena investir?

(imagem ilustrativa: stock snap – pl)

É fato que os materiais bons estão disponíveis em muitos locais como bibliotecas, internet e até mesmo na estante de livros de um amigo. Então, ao decidir que vai se dedicar aos estudos esteja totalmente comprometido com eles, como se estivesse se casando. Independentemente de pagar por materiais ou não, estudar com determinação é a sua única alternativa.

Neste artigo, separamos alguns erros no estudo para concursos que você pode estar cometendo ou vir a cometer. Portanto, atente-se a eles e não falhe no seu momento de aprender.

1 – Não ler o edital do concurso

O edital do processo é o item mais importante. Por isso, ao tomar a decisão de que vai prestar determinado concurso, leia e releia o edital quantas vezes forem necessárias. Muitos estudantes não dão atenção a esse documento e é através dele que se descobre as matérias, a banca examinadora, o dia e a hora da prova. Ou seja, se você ainda não leu o edital, faça isso agora mesmo!

2 – Não saber se organizar para estudar

Ter em mente o formato de estudos que você vai seguir é super importante. Aliás, muitos alunos nem se quer se atentam em montar alguma estratégia de estudos. Isso é muito importante não só para que você estude tudo que precisa, mas também, para que possa montar seus momentos de revisão, exercícios, etc. Estudar com organização muda tudo!

3 – Não estudar para a prova discursiva

Se o seu concurso tem redação, estude. Deixar de estudar para essa prova é um erro que grande parte dos concurseiros faz. Porém, em alguns casos a prova dissertativa vale mais que a prova objetiva. Então de nada adianta se sair bem em uma prova e ir mal na outra.

É possível iniciar uma redação em 20 segundos? Vou ensinar passo a passo.

4 – Não definir um tempo de estudos para o concurso

Este tópico tem muita relação com a organização. Além de saber quais são os afazeres de um estudante disciplinado, é preciso determinar tempos para que essa disciplina aconteça. Logo, se você não tem horários de dedicação é muito provável que perca muito tempo de estudos. Então, chegou à hora de determinar seus momentos de estudos.

5 – Viver atrás de uma máscara

Muitos estudantes acreditam que precisam ser ótimos nos estudos e muitas vezes não são. Inclusive, esse orgulho deve ser deixado de lado, afinal, todos nós precisamos de ajuda. Então, ao começar seus estudos e notar que está tendo dificuldades, não hesite em pedir ajuda de alguém. Não viva dentro de uma máscara por querer parecer inteligente.

6 – Não fazer exercícios

Os exercícios são a alma dos estudos! Não interessa se é de exatas ou humanas, praticar sempre será a melhor alternativa de aprendizado. Tire um tempo para resolver uma lista de exercícios todos os dias e verá a diferença. Inclusive, se você tiver algum amigo estudando para o mesmo concurso, façam exercícios juntos.

Então, se você não quer mais cometer esse e outros erros no estudo para concursos, fique de olho em cada detalhe. Foco e comprometimento são duas chaves que andam unidas com a aprovação. Não dê brecha para esses pequenos erros e você terá muito sucesso em sua prova e em sua carreira. (Do Concurseiros da Madrugada)