Está para cair mais uma divulgação de informação manipulada contra o povo da Venezuela. As placas de petróleo encontradas em 133 praias dos 9 estados do Nordeste podem ter vindo de uma embarcação alemã que naufragou em 1944 entre os litorais de Pernambuco e da Paraíba.
Há várias indicações de essa deve ser a origem do petróleo. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) indica que o vazamento tenha ocorrido em um ponto localizado entre 40 e 50 quilômetros da costa. O estudo leva em conta as correntes marítimas.
Outra indicação de que é de um navio naufragado são pedaços de borracha que também surgiram nas praias do Nordeste. O material foi identificado como sendo “fardos” de látex. Segundo o jornal Folha de Pernambuco, Carlos Teixeira, oceanógrafo da UFC, encontrou a localização de um navio alemão afundado em 1944, a 1.000 km do Recife, que estava de fato transportando essa carga. Um dos fardos achados na Bahia indicava “Indochina Francesa”, que deixou de existir em 1953.
De acordo com o jornal O Globo, o químico oceanógrafo Rivelino Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará (UFC), está coletando nesta semana amostras que serão enviadas para o Instituto de Oceanografia de Woods Hole (WHOI), nos EUA, que vai investigar a composição do material. “Queremos saber se esse óleo é extraído mais recentemente ou se é um óleo mais velho”, disse à reportagem.
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…