Está para cair mais uma divulgação de informação manipulada contra o povo da Venezuela. As placas de petróleo encontradas em 133 praias dos 9 estados do Nordeste podem ter vindo de uma embarcação alemã que naufragou em 1944 entre os litorais de Pernambuco e da Paraíba.
Há várias indicações de essa deve ser a origem do petróleo. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) indica que o vazamento tenha ocorrido em um ponto localizado entre 40 e 50 quilômetros da costa. O estudo leva em conta as correntes marítimas.
Outra indicação de que é de um navio naufragado são pedaços de borracha que também surgiram nas praias do Nordeste. O material foi identificado como sendo “fardos” de látex. Segundo o jornal Folha de Pernambuco, Carlos Teixeira, oceanógrafo da UFC, encontrou a localização de um navio alemão afundado em 1944, a 1.000 km do Recife, que estava de fato transportando essa carga. Um dos fardos achados na Bahia indicava “Indochina Francesa”, que deixou de existir em 1953.
De acordo com o jornal O Globo, o químico oceanógrafo Rivelino Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará (UFC), está coletando nesta semana amostras que serão enviadas para o Instituto de Oceanografia de Woods Hole (WHOI), nos EUA, que vai investigar a composição do material. “Queremos saber se esse óleo é extraído mais recentemente ou se é um óleo mais velho”, disse à reportagem.
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…
(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…
(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…