O pensamento, as músicas e as iluminuras de Hildegard von Bingen são tema de palestra

A vida e obra de Hildegard von Bingen (1098-1179), considerada uma grande compositora do século XI, serão revisitadas em palestra no Centro de Ciências Letras e Artes, neste sábado, dia 12, das 13h30 às 18h.  

O tema “Sinfonia das virtudes: encontro com o universo de Hildegard von Bingen” será abordado pela musicista e doutora em filosofia Cyinthia Gusmão, que falará sobre o pensamento, o texto teatral, as músicas e as iluminuras feitas por Hildegard.

Cyinthia Gusmão também é coordenadora musical e diretora de programas da Cultura FM de São Paulo e autora do livro “Pequena viagem pelo mundo da música” (Moderna, 2008).  

Hildegard von Bingen, também conhecida como Sibila do Reno, foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poeta, dramaturga, escritora alemã e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha. Escreveu peças, óperas e tratados de medicina, além de ser conhecida por suas iluminuras, um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas feitas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. O termo “iluminuras” vem do fato dessas pinturas receberem folhas de ouro que iluminavam a imagem.

O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

MACC se transforma em passarela para encontro entre a arte e a moda autoral

Obra da exposição "Corrosão", de Laura Mallozi (foto fernanda ferreira - reprodução instagram) O Museu…

1 hour ago

Espetáculo inspirado em Machado de Assis ocupa a Sala dos Toninhos com entrada gratuita

(foto reprodução instagram) A Sala dos Toninhos recebe nesta sexta-feira, 12 de junho, às 20h,…

4 hours ago

Das telas para o palco, duo homenageia os mestres das trilhas sonoras em ‘Nino e Ennio’

(foto miriam grajew - divulgação) O pianista Daniel Grajew e o multi-instrumentista Dado Magnelli apresentam…

4 hours ago

Exposição traz a poética de Benjamin em diálogo com Campinas

Fotomontagem com a artista Carolina Engler (imagem arquivo pessoal- marta fontenele) O que a cidade…

8 hours ago

Novo módulo do Café Filosófico reflete sobre felicidade e a vida humana

Eduardo Wolf (imagem acervo cpfl) Com curadoria do filósofo Eduardo Wolf, ciclo de junho reúne…

8 hours ago

Bolsa Família reduz morte de brasileiras durante a gravidez e dos recém-nascidos, revela pesquisa

(imagem reprodução bolsa família) Estudos desenvolvidos ao longo da última década por pesquisadores do Centro…

8 hours ago