A vida e obra de Hildegard von Bingen (1098-1179), considerada uma grande compositora do século XI, serão revisitadas em palestra no Centro de Ciências Letras e Artes, neste sábado, dia 12, das 13h30 às 18h.
O tema “Sinfonia das virtudes: encontro com o universo de Hildegard von Bingen” será abordado pela musicista e doutora em filosofia Cyinthia Gusmão, que falará sobre o pensamento, o texto teatral, as músicas e as iluminuras feitas por Hildegard.
Cyinthia Gusmão também é coordenadora musical e diretora de programas da Cultura FM de São Paulo e autora do livro “Pequena viagem pelo mundo da música” (Moderna, 2008).
Hildegard von Bingen, também conhecida como Sibila do Reno, foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poeta, dramaturga, escritora alemã e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha. Escreveu peças, óperas e tratados de medicina, além de ser conhecida por suas iluminuras, um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas feitas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. O termo “iluminuras” vem do fato dessas pinturas receberem folhas de ouro que iluminavam a imagem.
O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…