De 17 a 20 de outubro, fica em cartaz no Teatro Iguatemi, em Campinas, o espetáculo “Master Class”, com Christiane Torloni, interpretando um momento da vida de uma das mais marcantes personalidades femininas do século XX – “La Divina” Maria Callas.

(Foto: Divulgação)

“Master Class” é uma comédia-dramática escrita pelo autor norte-americano Terrence McNally. O espetáculo conta com a direção do encenador brasileiro José Possi Neto e direção musical do maestro Fábio G. Oliveira, ambos à frente de um elenco formado por importante atores/cantores do atual cenário teatral musical brasileiro: as sopranos/atrizes Julianne Daud, Raquel Paulin e Laura Duarte. O tenor/ator Jessé Scarpellini; o ator e pianista Rafael Marão; além do tenor/ator Rodrigo Filgueiras.

‘Master Class’ é um dos poucos espetáculos produzidos na Broadway a alcançar sucesso internacional tendo sido realizadas 598 apresentações apenas em sua temporada de estreia em 1995 quando então recebeu o prêmio Desk Drama Award de ‘Melhor Espetáculo da Broadway’, além de três prêmios Tony Award (o Oscar do teatro americano): ‘Melhor Atriz’ (para Zoe Caldwell), ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ (para Audra McDonald) e o prêmio de ‘Melhor Espetáculo da Broadway’.

Após a sua temporada de estreia, ‘Master Class’ percorreu o mundo tendo sido apresentado em quase uma centena de países tão diferentes como Japão, Polônia, Alemanha, Coréia, Itália, Espanha, Portugal, Filipinas, Grécia, Brasil, além dos principais centros teatrais do mundo como o West End, em Londres, e em Paris, onde o papel de Maria Callas foi interpretado pela atriz francesa Fanny Ardant sob a direção de Roman Polanski.

Em 2011 uma nova produção de ‘Master Class’ foi realizada na Broadway, desta vez tendo como protagonista a atriz americana Tyne Daly e, exatamente como já havia acontecido em 1995, além do sucesso desta remontagem o espetáculo também tem recebido “revivals” em várias partes do mundo, incluindo a produção brasileira protagonizada por Christiane Torloni, que nos anos 2015, 2016 e 2018 alcançou sucesso de crítica e público nas temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais do país.

Terrence McNally baseou o enredo de ‘Master Class’ nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial, a greco-americana Maria Callas, no início dos anos 70 na Juilliard School, famosa escola de música de Nova York. Na peça, Callas repreende os alunos, da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com o célebre bilionário, o armador grego Aristóteles Onassis. De forma genial e habilidosa, o espetáculo faz o público rir e se emocionar com este que é considerado um dos mais belos textos da literatura teatral.

A trilha sonora do espetáculo traz trechos famosos de obras de três dos maiores compositores da história da música: Bellini, Puccini e Verdi, executados ao vivo pelos atores/cantores e acompanhados pelo ator/pianista.

Maria Callas foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada a mais renomada e influente cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também muito famosa pela sua conturbada vida pessoal, principalmente devido ao seu relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela. (Carta Campinas com informações de divulgação)

ELENCO & PERSONAGENS

Maria Callas……………………………Christiane Torloni

Sharon Graham………………………Raquel Paulin e Julianne Daud (alternantes)

Sophie De Palma…………………….Laura Duarte

Anthony Candolino…………………Jessé Scarpellini

Emmanuel Weinstock……………Rafael Marão

Ator/Tenor Substituto……………Rodrigo Filgueiras

Ficha Técnica:

Texto: Terrence McNally

Direção e Encenação: José Possi Neto

Direção Musical: Maestro Fábio G. Oliveira

Direção Artística: Maestro Entretenimento

Cenografia: Renato Theobaldo

Figurinos: Fábio Namatame & Claudeteedeca

Design de Luz: Wagner Freire

Design de Som: André Luis Omote

Vídeo Cenário: Bijari

Assistente de Direção: Vanessa Guillen

Tradução: Bianca Tadini e Luciano Andrey

Direção de Produção: Julianne Daud e Fábio G. Oliveira

Produção Executiva : Fabio Hecker

Produção Christiane Torloni: Elza Costa

Diretor de Palco: Alessandro Kosta

Produtora Jr.: Ana Luiza Sabatini (Maestro Entretenimento)

Visagismo e Perucas: Sérgio Gordin

Operador de Luz: Vladmir Freire

Operador de Som: Randal Juliano

Microfonista: Pollyana de Oliveira Alves

Camareira: Miriam Bento dos Santos

Designer Gráfico: Ebert Wheeler

Web Designer: Valquíria Jarski

Vídeos: Johnny Luz

Mídias: Teto Cultura

Conteúdo Acessível: BRDN e Mais Diferenças

Equipamentos de Acessibilidade: Ktalise

Projetor: Reality Projeções

Sonorização: Radar Sound

Iluminação: Armazém da Luz

Transporte: Menezes Transportes e Mudanças

Sala de Ensaios: Studio 7.8

Assessoria Jurídica: Francez e Alonso Advogados

Gestor Financeiro e Leis de Incentivo: Sodila Projetos Culturais

Contabilidade: Beltrame Contabilidade

Relações Públicas/ Convidados: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Fotos: Calé Merege (capa), Marcos Mesquita e Priscila Prade

Realização: Maestro Entretenimento

Maestro Produções Artísticas e Culturais Ltda.

Espetáculo “Master Class”

Data: 17 (quinta-feira), 18 (sexta-feira), 19 (sábado) e 20 (domingo) de outubro

Horário: às 21h na quinta, sexta, sábado e às 19h no domingo

Local: Teatro Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas – Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina

Telefone: (19) 3294-3166 – www.teatroiguatemi.com.br

VALORES

Inteira: R$ 100,00 Meia-Entrada: R$ 50,00

VENDAS Bilheteria do Teatro: 3294-3166 (segunda a sábado das 10h às 22h | domingo das 12h às 20h) Pela internet: www.sympla.com.br