Um novo vazamento de informações da Lava Jato, feito em parceria entre o El Pais e o site The Intercept Brasil, revela que procuradores da Lava Jato foram decisivos para a consumação do golpe parlamentar de 2016. Mais que isso, também garantiram a governabilidade para os golpistas durante três anos.

(foto marcelo camargo – agência brasil)

Segundo a nova revelação, os procuradores seguraram uma acusação ‘bomba’, nos dizeres dos próprios procuradores, sobre corrupção contra o então vice- presidente Michel Temer (MDB) durante o processo de impeachment de Dilma. Somente depois que Temer terminou o mandato, a denúncia foi aceita. O detalhe é que Dilma até hoje é considerada uma mulher honesta, sem qualquer condenação. A Lava Jato garantiu o afastamento de uma presidente honesta e deu aval para um acusado de corrupção chegar ao poder.

A partir do momento em que Temer conquistou o poder, todo o Poder Judiciário teve aumento salarial, os gastos com educação e saúde da população foram congelados, uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o pré-sal, foi entregue para empresas de outros países, assim como o controle de outras importantes empresas do país.

Segundo a reportagem do El Pais, duas semanas antes de Michel Temer assumir a presidência interinamente devido ao afastamento de Dilma Rousseff pelo golpe, via processo fraudulento de impeachment na Câmara em 17 abril de 2016, a Operação Lava Jato recebeu um “anexo-bomba” de uma delação premiada que, se aceito, poderia ter mudado os rumos da história recente do país.

 Conversas entre procuradores da Lava Jato no Telegram, obtidas pelo The Intercept e analisadas em conjunto com o EL PAÍS, permitem rastrear o momento exato em que a procuradoria teve em mãos informações que poderiam levar a uma investigação de Michel Temer por suspeita de corrupção.

Na época, diz a reportagem, os procuradores consideraram que as declarações não atendiam ao “interesse público” e não aceitaram a proposta de delação. Mas, três anos depois, consumado o golpe que permitiu a Temer ficar 3 anos no poder, essa mesma delação foi utilizada pela Lava Jato para uma ação penal contra Temer e para pedir a prisão preventiva dele, já na condição de ex-presidente.

Veja trecho da reportagem:

A delação, rejeitada em abril 2016 com anuência do Procuradoria Geral, mas que deu suporte à prisão de Temer em março de 2019, foi feita pelo empresário José Antunes Sobrinho, sócio da construtora Engevix, que relatou um pagamento de propina para Temer. As conversas no chat “Acordos Engevix” no Telegram mostram que os procuradores de Curitiba, Rio e Brasília receberam a proposta de Antunes em 4 de abril de 2016. O menção a Temer, que viria a ser batizada de “anexo-bomba” mais tarde, dizia que Antunes fez um pagamento de 1 milhão de reais para atender a interesses de Temer, como compensação por um contrato na usina nuclear Angra 3, da estatal de energia Eletronuclear.

O pagamento, segundo Antunes, foi entregue a um amigo do ex-presidente, o coronel João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. O dinheiro não saiu direto dos cofres da Engevix para Temer, mas de uma companhia prestadora de serviço do Aeroporto de Brasília, que era controlado pela Engevix. A empresa em questão era a Alúmi. O relato não convenceu os procuradores.

No dia seguinte, 5 de abril de 2016,  eles comunicaram aos advogados de Antunes que as negociações da delação estavam encerradas. “Pessoal de BSB e Lauro, o Antunes apresentou, neste momento, mais 2 anexos. Eles estão forçando a barra aqui. Informo que a opinião de CWB é contrária ao acordo”, afirmou o procurador Athayde Ribeiro, da força-tarefa de Curitiba no dia 5 de abril de 2016. Em resposta, o procurador Lauro Coelho, da então incipiente força-tarefa do Rio de Janeiro, respondeu apenas: “Ciente do teor”.

Veja reportagem completa no El País.