A programação de cinema do Sesc Campinas traz nos próximos dias uma série de filmes que fazem parte do projeto “Por Dentro dos Blockbusters”, que aborda o tema dos blockbusters na história do cinema, ressaltando possíveis leituras políticas, geralmente encontradas nas entrelinhas dos filmes, que mostram que um blockbuster pode conter muito mais do que efeitos especiais. A curadoria é do crítico de cinema Sérgio Alpendre.

Cena do filme “Juventude transviada”

Todas as exibições acontecem no Teatro do Sesc e são gratuitas, com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Veja abaixo detalhes da programação completa:

Juventude transviada

Dia 15/10, terça, às 19h30

(Rebel Without a Cause / EUA / 1955 / 111 min. / Direção: Nicholas Ray). Los Angeles, 1955. Jim Stark é um jovem problemático e acaba preso por causar danos à propriedade. O adolescente então encontra alguns filhos angustiados de pais irresponsáveis como os dele. Com eles, vive alianças, conflitos e disputas por questões territoriais e amorosas, culminando em uma tragédia. A sessão terá apresentação e bate-papo com o crítico Sérgio Alpendre.

Tubarão

Cena do filme “Tubarão”

Dia 22/10, terça, às 19h30

(Jaws I EUA I 1975 I 130 min. I Direção: Steven Spielberg). Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Trocando as bolas

Dia 29/10, terça, às 19h30

(Trading Places I EUA I 1983 I 118 min. I Direção: John Landis). O executivo Louis Winthorpe III e Billy Ray Valentine são os temas de uma aposta entre os corretores de sucesso Mortimer e Randolph Duke. Funcionário dos Duke, Winthorpe é falsamente acusado pelos irmãos por um crime que não cometeu, com estes, em seguida, colocando o esperto Valentine em sua posição. Quando Winthorpe e Valentine descobrem o esquema, eles decidem virar o jogo que os Dukes começaram.

True Lies

Dia 05/11, terça, às 19h30

(EUA | 1994 | 141 min. | Direção: James Cameron).
Ao investigar um possível caso de sua esposa, um agente do governo dos EUA descobre que seu suposto amante é um vendedor de carros que inventa histórias mirabolantes para tentar conquistar mulheres emocionalmente carentes. Ao descobrir que ela não o está traindo, acaba envolvendo-a, junto de sua filha, em um caso de terrorismo no qual está trabalhando.

(Carta Campinas com informações de divulgação)