No próximo dia 19/10, sábado, das 14h30 às 17h30, acontece no Sesc Campinas o curso “História e Poéticas Visuais na Arte Afro-Brasileira”, com a artista visual Vanessa Raquel Lambert. 

(Foto: Vanessa R. Lambert)

O curso fará uma introdução à arte afro-brasileira e oferecimento de um breve panorama da produção negra, desde a chamada arte colonial até a produção mais recente em arte contemporânea. Serão destacadas as materialidades e poéticas de um recorte de artistas e a absorção destas produções em espaços institucionais e de crítica.

O evento faz parte do projeto “Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras” que busca valorizar o protagonismo da pessoa negra no campo das artes visuais e das tecnologias. Ao longo do mês de outubro, em todas as unidades do Sesc São Paulo, mais de 150 atividades, como bate-papos, palestras, encontros, cursos e oficinas, serão conduzidos por artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras. A programação está estruturada em cinco eixos: “Tecnologias e Ancestralidade”, “Tecnologias Digitais e Contemporâneas”, “Utopias, Distopias e Afrofuturismo”, “Tecnologias Invisibilizadas e de Resistência e Estética” e “Crítica e História da Arte”.

A atividade acontece no Espaço de Tecnologias e Artes e é gratuita com inscrições limitadas na Central de Atendimento no dia da atividade a partir das 12h30. (Carta Campinas com informações de divulgação)