Ato na Rede Globo. Cinqüenta anos de manipulação. I. Bibi, São Paulo,  26 de abril, de 2015. (Foto Roberto Parizotti/ fotospublicas.com )

.Por Luís Fernando Praga.

Querida rede glozo, eu sou falso pra te chamar de querida, mas não escrevo seu nome com maiúsculas:

Sei que você é maiúscula, grande, poderosa e esmagadora; sei que manipula a política no Brasil, de acordo com o seu interesse pessoal, há mais de 5 décadas. Sei que seu público representa importante parcela do eleitorado brasileiro e que você trabalhou, de forma criminosa, mais uma vez, ao bombardeá-lo com mentiras que foram decisivas para o resultado das últimas eleições.

Você mentiu e disseminou o ódio contra Dilma, Lula, o PT e contra toda a esquerda, criando uma imagem tão negativa na mente dos desavisados, que eles acabaram rejeitando um professor para elegerem um miliciano.

Você trabalhou, arduamente, para nos empurrar esse homem, sem qualquer preparo e ligado a assassinatos, tudo a fim de evitar que o povo pudesse ter um futuro mais educado, seguro, saudável e sustentável; um futuro mais justo, mais livre e socialmente digno.

Você não deu a mínima para o retrocesso representado pela presença de um homem desse nível numa presidência da república. Toda a violência, opressão, preconceitos, o descaso ambiental e as desumanidades advindas dessa eleição não a sensibilizaram em absolutamente nada na hora de colocá-lo no poder.

O importante era colocar alguém que cumprisse a agenda neoliberal do inelegível programa de governo tucano. O importante era agradar banqueiro, agradar o capital internacional, agradar aos Estados Unidos e despejar uma enxurrada de dinheiro do povo nas mãos da nossa grata elite oligárquica, da qual a família Marimbinho já faz parte há muito tempo.

O importante era a realização das reformas trabalhista e da previdência, era quebrar a indústria nacional, era destruir a Petrobras e dar o Pré-sal de mão beijada aos gringos. O importante era fazer do Brasil um país enfraquecido internacionalmente e jamais permitir que fosse um concorrente à altura dos grandes “players”.

O importante era destruir a soberania do Brasil e reduzir a sétima economia mundial a uma humilde e obediente colônia extrativista, com um povo manso, serviçal e abobalhado: mão de obra barata com sangue de barata.

Mas, o candidato que você colocou na presidência, com ajuda de Steve Bannon, outro grande mentiroso internacional, tão inescrupuloso como você, não era a sua primeira opção…

Você queria continuar lucrando com o prejuízo do País e matando gente, indiretamente, sem ter sua imagem ligada à de um fascista bronco e assassino… Mas foi isso o que deu pra ter com a estratégia do “TUDO MENOS O PT!”.

Sim, o importante era que fosse “TUDO MENOS O PT”, pois, com o PT ou com a esquerda (eu disse esquerda, não disse Ciro!), a agenda neoliberal não teria sido implementada e o Brasil seguiria saudável e viável, interna e globalmente.

Você, caríssima glozo, consegui implantar o ódio entre nós, entre famílias, entre amigos, entre irmãos; e colocou na presidência o que há de pior em toda a nossa História.

Passados 10 meses, hoje, você acusa o homem que você mesma colocou no poder, de ter ligações com o assassinato de uma mulher negra, esquerdista e periférica, uma mulher a quem você sempre desprezou e cuja causa nunca lhe tocou. Hoje, você expõe um porteiro pobre à ira de fanáticos…

Mas, o que são as vidas dos pobres, né? Pode mirar na cabecinha…

Ah, rede glozo, como se você não soubesse quem era esse miliciano antes das eleições, como se você não tivesse conhecimento dos 30 anos de vida pública e violenta desse ignorante.

Você é forte e poderosa, sim, rede glozo, tanto que colocou meu país numa situação de desgraça inimaginável, sem fazer força nem manchar a maquiagem; a mesma maquiagem que a gente de bem, das bancadas da bíblia, bala e boi gosta de usar, a maquiagem da hipocrisia! Aleluia!

Só que, agora, rede glozo, agora você está mexendo com a milícia! Você está lidando com gente que mata e vai assistir a novela, e, por mais que você destrua o presidente que você colocou no poder, e você fará isso, você sairá irremediavelmente ferida!

Suas vísceras, seu passado e a sua verdadeira cara assassina, sem maquiagem, serão expostos pra até cego ver.

A briga entre vocês não será tão devastadora para o Brasil, não mais que tudo o que já aconteceu e vem acontecendo sob o seu comando há mais de 50 anos, em especial, nos últimos 5. Vocês já nos tiraram tudo, exceto a nossa condição de oprimidos, a esperança e a gana pra lutar contra vocês, por nós e pelo nosso país!

Vocês manipulam, deturpam, iludem, mentem descaradamente, destroem reputações, expõem gente desprotegida a assassinos e ainda mantêm um inocente no cárcere, como preso político, porque sabem que, esse sim, quer o bem do povo brasileiro, esse sim é bom e já fez o bem pelo Brasil. Esse sim, o Lula, é uma ameaça a seus interesses. Esse sim é ruim, mas, só para vocês!

Perceba, glozo, que o tempo é de lutas e transformações, no mundo, na América Latina e no Brasil; e saiba que, pra toda apatia social há um fator limite, uma gota d’água, um basta!

Vamos lá, rede glozo, milícias, escritório do crime, tucanato, elite golpista, briguem! Briguem mais, vamos! Devorem-se, serpentes, pra gente ver! Porque, quem ficar de pé, logo terá, também, o seu dia de BASTA!