O Circuito de Cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, traz, no mês de outubro, uma programação múltipla, com clássicos, curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan, documentários brasileiros, filmes nacionais e internacionais.

“Madame Satã”, de Karin Ainouz

Entre os clássicos, destacamos “Claro”, de Glauber Rocha e “Le gai savoir”, de Jean-Luc Godard.

Os clássicos do cinema italiano aparecem com “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini, “Noites de Cabíria”, de Federico Fellini e “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica. Estes últimos e “Trono Manchado de Sangue”, de Akira Kurosawa, fazem parte da programação do Cineclube História do Cinema, que tem curadoria de Claudia Amoroso Bortolato.

O ciclo “Aula de Cinema”, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibe “O grande golpe”, de Stanley Kubrick e “Os Renegados”, de Agnès Varda.

O ciclo “Cinema & Literatura”, também com curadoria de Ricardo Pereira, exibe “Os vestígios do dia”, de James Ivory, baseado no romance homônimo de Kazuo Ishiguro.

O ciclo “ECCOS em Movimento: Consciência Política” exibe o filme brasileiro “Madame Satã”, de Karin Ainouz e o ciclo “Pérolas escondidas do cinema” exibe o clássico do realismo fantástico “Homem Olhando ao Sudeste”, de Eliseo Subiela.

O documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, de Toni Venturi, é exibido no Cineclube Outubro, que traz também “O Homem que virou suco”, de João Batista de Andrade.

A programação especial do ciclo Almodóvar exibe o surpreendente “A Pele que Habito”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

“Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, de Mike Nichols, está no ciclo “O Teatro Americano no Cinema”, com curadoria de Laerte Ziggiatti.

O curta-metragem documental “Mandela II”, está no Curta MIS, com curadoria de Jean Góes e Ana Amon, e o documentário brasileiro “Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz, está na programação do Cine Debate.

A programação se encerra com a “Trilogia Afro-Campineira”, composta por três curtas-metragens que abordam artistas e a cultura popular e religiosa de matriz africana da Região Metropolitana de Campinas.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Ciclo Sessão da Tarde Especial
Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 01 de outubro, 14h
Título: Kaili Blues Direção: Bi Gan
Sinopse: Na mística província subtropical de Guizhou, existe uma pequena clínica local rodeada por nevoeiro onde dois médicos levam vidas solitárias e tranquilas. Um dos médicos, Chen Sheng, embarca numa viagem para encontrar o seu sobrinho, que fora abandonado pelo seu irmão. A caminho de Zhenyuan, Chen encontra um local chamado Dang Mai, onde o tempo parece correr para trás e as vidas dos habitantes locais são um mistério.
País: China
Ano: 2015
Duração: 113 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 02 de outubro , 19h
Título: Roma, Cidade Aberta
Direção: Roberto Rossellini.
Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida. É o 1º filme da chamada Trilogia da Guerra, dirigida por Roberto Rossellini. Os demais filmes são Paisà (1946) e Alemanha, Ano Zero (1947). Preto e Branco.
País: Itália
Ano: 1945
Duração: 103 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Quinta-feira, 03 de outubro, 19h
Título: A Carteira
Direção: Jean Goes
Sinopse: Um homem comum em um dia qualquer encontra uma carteira perdida em um banco de uma praça, o que causa diversos problemas em seu dia.
País: Brasil
Ano: 2016
Duração: 09 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
Cineclube Cachoeira

A história do cinema brasileiro é feita de desbravadores, aventureiros, inovadores, conformistas e revolucionários. Glauber Rocha é um autor que seguramente insere-se no panteão dos revolucionários. Para este artista a luta do cinema brasileiro é a luta pela transformação da sociedade, é a luta pela ruptura estética que exprime o desejo de descolonizar o nosso olhar. Glauber Rocha faria 80 anos neste ano de 2019. Perante estes tempos sombrios, julgamos necessário exibir, debater e escrever sobre os seus filmes; referências indispensáveis para todos aqueles que desejam filmar livremente a nossa realidade.

Quinta-feira, 03 de outubro, 19h30
Título: Claro
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Filmado em Roma, este misto de documentário e experimental é um filme político, um pouco manifesto em sua forma de criticar o sistema capitalista bem no berço do imperialismo do Ocidente.
País: Itália
Ano: 1975
Duração: 106 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 04 de outubro, 15h
Título: Trono Manchado de Sangue
Direção: Akira Kurosawa
Sinopse: No Japão do século XVI, os samurais Washizu e Miki encontram uma feiticeira na volta para casa depois de vencerem uma batalha. Ela prevê que Washizu será o Senhor do Castelo do Norte. Esse é o início de uma sangrenta luta pelo poder. Adaptação da peça “Macbeth”, de Shakespeare. Preto e Branco.
País: Japão
Ano: 1957
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Título: A Carteira
Direção: Jean Goes.
Sinopse: Um homem comum em um dia qualquer encontra uma carteira perdida em um banco de uma praça, o que causa diversos problemas em seu dia.
País: Brasil
Ano: 2016
Duração: 09 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

“Os vestígios do dia”, de James Ivory

Programação Especial
Ciclo “Cinema & Literatura”

curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 04 de outubro, 19h30
Título: OS VESTÍGIOS DO DIA
Direção: James Ivory
Sinopse: Nos anos 30, James Stevens (Anthony Hopkins) trabalha como mordomo para o Lorde Darlington (James Fox). Stevens é um empregado tão dedicado que não interrompe seu trabalho nem mesmo quando seu pai está morrendo e ignora a simpatia do chefe pelo nazismo. Baseado no romance homônimo de Kazuo Ishiguro.
País: Inglaterra
Ano: 1993
Duração: 114 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Curta MIS / REPRISE
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sábado, 05 de outubro, 15h40
Título: Volume Morto
Direção: Kit Menezes
Sinopse: É 2014 e uma grande seca assola o sudeste do país. Olga e Anita, duas mulheres que sobrevivem vendendo água nas ruas, agora precisam acessar o seu Volume Morto.
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política
Curadoria: Associação ECCOS/ Curadoria: Rodrigo Lara e Alzira Oliveira

Sábado, 05 de outubro, 16h
Título: Madame Satã
Direção: Karin Ainouz.
Sinopse: Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. de Mille, que João Francisco viu e adorou. Madame Satã foi inteiramente rodado em locações na Lapa e arredores.
País: Brasil.
Ano: 2001
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Cine Resista / Documentários Brasileiros Curadoria: Fernanda Viana, Rodrigo Lara e Tatiane Malta

Sábado, 05 de outubro, 19h30
Título: Muito Além do Peso
Direção: Estela Renner
Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.
País: Brasil.
Ano: 2012
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 07 de outubro, 19h
Título: Avó
Direção: Anthony Chen.
Sinopse: Uma série de imagens captadas pelas câmeras de segurança de Seul nos meados dos anos 2000.
País: Singapura.
Ano: 2007: Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo: Perolas escondidas do cinema Curadoria: Hamilton Rosa Junior

Segunda-feira, 07 de outubro, 19h30
Título: Homem Olhando ao Sudeste
Direção: Eliseo Subiela
Sinopse: Essa obra-prima de Eliseo Subiela (O Lado Escuro do Coração) é um clássico do realismo fantástico com influência clara dos escritos de Julio Cortázar e Philip K. Dick e só foi exibido na Mostra Internacional de São Paulo, onde, aliás venceu o Prêmio de Público de Melhor Filme em 1986.
Narra a história de Rantes (Hugo Soto) um homem misterioso que aparece voluntariamente em um hospital neuropsiquiátrico e um dos médicos, o Dr. Julio Denis (Lorenzo Quinteros), fica fascinado por ele e seu suposto delírio. O paciente afirma ser do espaço sideral em um projeto de pesquisa para estudar seres humanos cujos atributos mais assustadores são estupidez e irracionalidade. Para ele, é perfeitamente lógico ser gentil e dar às pessoas necessitadas, ouvir, aproveitar a vida etc. Rantes logo se torna uma figura semelhante a Cristo para os loucos e os necessitados Pode parecer um tema familiar, mas não confunda este moderno jogo de paixão com ficção científica. Em vez disso, o filme apresenta um diálogo filosófico intrigante entre a ‘loucura’ do personagem-título e a perturbada sanidade do Dr. Julio Denis.
País: Argentina
Ano: 1986
Duração: 105 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da Tarde Especial
Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 08 de outubro, 14h
Título: Descalço
Direção: Jan Sverák
Sinopse: História de um garoto que é forçado a se mudar de Praga durante a Segunda Guerra Mundial para um pequeno vilarejo em Slavonice onde ele encontra o restante de sua família. Ele precisa fazer novos amigos e se acostumar com uma nova vida que é muito diferente da que levava na cidade.
País: Dinamarca/Eslováquia/República Checa
Ano: 2017
Duração: 111 mintos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube Outubro – “Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz” (Milton Nascimento; Fernando Brant e Márcio Borges. Música: O que foi feito de Vera).

Terça-feira, 08 de outubro, 19h
Título: Paulo Freire Contemporâneo
Direção: Toni Venturi
Sinopse: O documentário “Paulo Freire contemporâneo” retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular desenvolvidas por Paulo Freire e mostra como seus pensamento e pedagogia ainda estão presentes nos dias atuais. Este não é só um filme de memória. O documentário mostra situações em que o modelo freireano de ensino é usado hoje em dia. As pessoas desconhecem ações que beberam nessa fonte. O filme atualiza Paulo Freire e mostra como ele fincou raízes em muitos segmentos da sociedade .
País: Brasil
Ano: 2007 Duração: 53 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 09 de outubro , 19h
Título: Paisà
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: Realizado em 1946, “Paisà” é um filme em seis episódios que narra o avanço das tropas americanas, desde seu desembarque na Sicília, em 1943, até a libertação da Itália, em 1945. As filmagens seguiram o estilo do seu filme anterior, usando luz natural e atores amadores. Em “Paisà”, cada episódio é separado por uma narração ‘off screen’, acompanhada do mapa da Itália, onde é mostrado o local onde o próximo episódio terá lugar. Neste igualmente memorável filme, Rossellini consegue mostrar como a guerra se deu na Itália, captando os sentimentos do povo comum, seu heroísmo, seus medos, suas histórias de amor, sua lealdade. Enfim, “Paisà” pode ser considerado como o supremo exemplo do neo-realismo italiano, bem como o segundo filme da famosa ‘trilogia de guerra’ de Rossellini, que começara com “Roma, Cidade Aberta” e terminaria em 1948 com “Alemanha, Ano Zero”. Preto e Branco.
País: Itália
Ano: 1946
Duração: 125 min minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas” Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Quinta-feira, 10 de outubro, 19h
Título: A Lista.
Direção: Hong Sang-soo
Sinopse: Mihey é uma jovem que está no interior da Coreia do Sul esperando sua mãe resolver umas pendências com o seu tio. Nessas férias inesperadas ela resolve montar uma lista de coisas a fazer pela cidade. Os afazeres parecem se completar sozinhos quando ela conhece um famoso diretor de cinema que está em férias na cidade.
País: Coreia do Sul
Ano: 2001
Duração: 29 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Cine Tela Preta

Curadoria: Angela Bassualdo, Patricia Lima e Renata Arendt

Quinta-feira, 10 de outubro, 19h30
Título: Menina Mulher da Pele Preta – Jennifer
Direção: Renato Candido Lima.
Sinopse: Jennifer, uma garota de 17 anos moradora da Vila Nova Cachoeirinha, manipula suas fotos no Photoshop para ficar “mais bonita” em sua concepção: com a pele clara e cabelos lisos. Num momento de sua vida em que se torna adulta, procura emprego, procura se relacionar com alguém que ela ame, Jennifer vive dilemas relativos a sua identidade numa sociedade que está calcada nos significados de branquitude.
País: Brasil
Ano: 2012 Duração: 30 minutos
Título: KBELA
Direção: Yasmin Thayná.
Sinopse: Na indústria cinematográfica, mulheres negras sempre foram retratadas com cabelos alisados, promovendo um embranquecimento de suas características para agradar um público acostumado com personagens naturalmente brancos. No entanto, a diretora Yasmin Thayná resolve abandonar toda essa dinâmica conservadora e empodera mulheres negras através de seus cabelos crespos, uma das principais características da etnia negra e que deve, sempre, ser celebrada.
Pais: Brasil
Ano: 2015
Duração: 22 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

“Noites de Cabíria”, de Federico Fellini

Sexta-feira, 11 de outubro, 15h
Título: Noites de Cabíria
Direção: Federico Fellini
Sinopse: Cabíria (Giulietta Masina) é uma jovem romântica e ingênua que se prostitui para sobreviver. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, ela demonstra uma confiança impressionante e sonha com o verdadeiro amor enquanto sofre constantes desilusões amorosas. Preto e Branco
País: Itália/França
Ano: 1957
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Cineclube Outubro – “Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz” (Milton Nascimento; Fernando Brant e Márcio Borges. Música: O que foi feito de Vera).

“O Homem que virou suco”, de João Batista de Andrade

Sexta-feira, 11 de outubro, 19h
Título: O Homem que virou suco
Direção: João Batista de Andrade
Sinopse: Deraldo (José Dumont) é um poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, que sobrevive de suas poesias e folhetos. Ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão, na festa em que recebia o título de operário símbolo. Deraldo, então, recorre ao verdadeiro assassino, a única pessoa que pode provar sua inocência. O longa foi premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Moscou; Melhor Ator (José Dumont) no Festival de Nevers (França); Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Huelva (Espanha); Melhor Roteiro, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Denoy de Oliveira) no Festival de Gramado; Melhor Roteiro, Melhor Ator (José Dumont) no Festival de Brasília; Prêmio São Saruê da Federação dos Cineclubes do Rio de Janeiro.
País: Brasil
Ano: 1981 Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Ciclo “Curta Curtas” Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 12 de outubro, 15h40
Título: Minha Querida Rosetta
Direção: Yang Hae-hoon
Sinopse: Um homem de bicicleta persegue uma jovem. Por que será?.
País: Coreia do Sul
Ano: 2007 Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Nayara Gomes Lopes

Sábado, 12 de outubro, 16h
Título: Praça Paris
Direção: Lucia Murat
Sinopse: Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.
País: Brasil
Ano: 2016 Duração: 118 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Aula de Cinema”
curadoria: Ricardo Pereira

Sábado, 12 de outubro, 19h30
Título: O GRANDE GOLPE
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: Johnny (Sterling Hayden) é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida de cavalos. Preto e Branco.
País: EUA
Ano: 1956 Duração: 85 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Segunda-feira, 14 de outubro, 19h
Título: A Despedida
Direção: Rodrigo Forti
Sinopse: A Despedida: Begônia, uma senhora de 65 anos, possui uma relação de amor com seu jardineiro Antônio, jovem de 25 anos. Em um dia comum de trabalho, Antônio anuncia sua partida, sem motivos aparentes. Será que o amor de Begônia será capaz de mudar a decisão de Antônio e fazê-lo ficar?
País: Brasil
Ano: 2017
Duração: minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

“Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz

Programação Especial
Cine Debate / Cine Debate

Curadoria: PES – Mídiativismo

Segunda-feira, 14 de outubro, 19h30
Título: Marighella
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Sinopse: Marighella retrata a vida do líder comunista Carlos Marighella. Ele atuou nos principais acontecimentos políticos brasileiros entre 1930 e 1969. O documentário passa por seus anos de militância no PCB baiano e nacional, suas prisões na Era Vargas, sua atuação como deputado constituinte e pela época da ditadura militar. Vítima de prisões e de tortura, sua vida foi um grande ato de resistência e de coragem. O longa conta com uma música composta especialmente por Mano Brown. A diretora e socióloga Isa Grinspum Ferraz é também a sobrinha de Carlos Marighella. Ela decidiu fazer este documentário para comemorar os cem anos do nascimento de seu tio.
País: Brasil Ano: 2012
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da Tarde Especial
Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 15 de outubro, 14h
Título: Os Iniciados
Direção: John Trengove
Sinopse: Na África do Sul, o operário Xolani se afasta de seu trabalho para ajudar nos ritos Xhosa de iniciação à masculinidade, que incluem circuncisão e outras imposições. Num remoto acampamento numa montanha, permeado por repressão, ele cuidará de um novato cujo pai desconfia ser homossexual. E a própria vida de Xolani entrará em xeque.
País:
Ano: 2017
Duração: 88 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 16 de outubro , 19h
Título: Alemanha, Ano Zero
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
País: Alemanha/França/Itália
Ano: 1948
Duração: 71 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Quinta-feira, 17 de outubro, 19h
Título: A Despedida
Direção: Rodrigo Forti
Sinopse: A Despedida: Begônia, uma senhora de 65 anos, possui uma relação de amor com seu jardineiro Antônio, jovem de 25 anos. Em um dia comum de trabalho, Antônio anuncia sua partida, sem motivos aparentes. Será que o amor de Begônia será capaz de mudar a decisão de Antônio e fazê-lo ficar?
País: Brasil
Ano: 2017
Duração: minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
Ciclo: Almodovar

Curadoria: Roberta Klink

“A Pele que Habito”, de Pedro Almodóvar

Quinta-feira, 17 de outubro, 19h30
Título: A Pele que Habito
Direção: Pedro Almodóvar
Sinopse: Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Blanca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.
País: Espanha
Ano: 2011 Duração: 113 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 18 de outubro, 15h
Título: Estação Central de Cairo
Direção: Youssef Chahine
Sinopse: Qinawi, um deficiente físico e vendedor ambulante, ganha a vida vendendo jornais na estação central de trem do Cairo e fica obcecado por Hannouma, uma jovem atraente que vende bebidas. Ela trata Qinawi com simpatia e brinca com ele sobre um possível relacionamento. Mas na realidade ela está apaixonada por Abu Serih, um carregador forte e respeitado na estação e que está lutando para sindicalizar seus colegas de trabalho em prol de combater a exploração e o tratamento abusivo que o chefe reserva a seus empregados.
País: Egito.
Ano: 1958 Duração: 77 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sexta-feira, 18 de outubro, 19h
Título: A Despedida
Direção: Rodrigo Forti
Sinopse: A Despedida: Begônia, uma senhora de 65 anos, possui uma relação de amor com seu jardineiro Antônio, jovem de 25 anos. Em um dia comum de trabalho, Antônio anuncia sua partida, sem motivos aparentes. Será que o amor de Begônia será capaz de mudar a decisão de Antônio e fazê-lo ficar?
País: Brasil
Ano: 2017
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 18 de outubro, 19h30
Título: VAI TRABALHAR, VAGABUNDO
Direção: Hugo Carvana
Sinopse: Um malandro carioca é colocado em liberdade depois de longo tempo na prisão e dedica seus primeiros momentos a admirar as maravilhas do RJ. Preocupado com seu futuro, ele planeja uma grande virada.
País: Brasil
Ano: 1973 Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Curta MIS
Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sábado, 19 de outubro, 15h40
Título: Mandela II
Direção: Jean Goes
Sinopse: Curta-metragem documental que aborda as desigualdades no acesso a terra e a moradia no Brasil, usando como foco principal do documentário a Ocupação Mandela, situada na cidade de Campinas. Os moradores da Ocupação Mandela ocupavam com mais de 600 famílias um terreno abandonado há mais de 30 anos até que sofreram uma ação de reintegração de posse por parte do Poder Público junto ao proprietário do Terreno em Março de 2017. Hoje ocupam outro terreno e seguem lutando pelo direito a moradia.
País: Brasil
Ano: 2018 Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria: Cineclube Purpurina

Sábado, 19 de outubro, 16h
Título: Rafiki
Direção: Wanuri Kahiu
Sinopse: Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura. País: África Do Sul, Quênia, França
Ano: 2018 Duração: 83 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo: O Teatro Americano no Cinema Curadoria: Laerte Ziggiatti

Sábado, 19 de outubro, 19h30
Título: Quem Tem Medo de Virginia Woolf
Direção: Mike Nichols.
Sinopse: Edward Albee, autor da peça em que se baseia o filme, é um dos mais destacados dramaturgos americanos contemporâneos, falecido em 2016, aos 88 anos. Quem Tem Medo de Virginia Woolf (1962), seu mais importante trabalho, foi precedido por Zoo Story (montada no Brasil no início dos anos 60) e O Sonho Americano, que o estabeleceram como um dos críticos mais contundentes dos valores norte-americanos. A peça em questão reúne um professor de meia-idade ( Richard Burton), sua mulher
(Elizabeth Taylor) e um casal mais jovem , que se ocupam, numa noite regada a bebida, insultos, malícia, humilhações, a jogar um ¨jogo da verdade¨ em que os participantes confessam detalhes de sua intimidade, compondo, numa atmosfera de sadismo e crueldade, um retrato amargo da vida a dois. Elizabeth Taylor, num dos papéis mais marcantes de sua carreira, foi contemplada com o Oscar de Melhor Atriz de 1966. País: EUA
Ano: 1966 Duração: 131 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 21 de outubro, 19h
Título: Cabeça de Dinossauro
Direção: Tao Te-chen
Sinopse: Este é o primeiro de quatro curtas-metragens de cineastas em início de carreira que tratam questões de Taiwan dos anos 50 aos 80, utilizando-se de temas universais tais como família, amizades, relacionamentos e infância, sob o título “No Nosso Tempo”.
País: Taiwan
Ano: 1982 Duração: 29 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Ciclo: Cine Mulher
Curadoria: Promotoras Legais Populares

Segunda-feira, 21 de outubro, 19h30
Título: Chega de fiu fiu
Direção: Amanda Kamanchek, Fernanda Frazão
Sinopse: O retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Dessa forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuraram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: Será que as cidades foram feitas para as mulheres? Documentário criado a partir da campanha homônima realizada em 2016 pela ONG feminista Think Olga, que tem como objetivo empoderar mulheres por meio da informação..
País: Brasil.
Ano: 2018 Duração: 73 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da Tarde Especial
Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira.

Terça-feira, 22 de outubro, 14h
Título: Skate Kitchen
Direção: Crystal Moselle
Sinopse: A vida de Camille (Rachelle Vinberg), uma adolescente suburbana, muda drasticamente quando ela passa a frequentar um grupo de garotas skatistas. À medida que ela se aprofunda na sua jornada por essa subcultura da cidade de Nova Iorque, ela começa um processo de auto-descoberta enquanto vivencia pela primeira, a real sensação de amizade.
País: Estados Unidos da América.
Ano: 2018
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 23 de outubro , 19h
Título: Vítimas da Tormenta
Direção: Vittorio De Sica
Sinopse: Um retrato das crianças de rua na Itália pós-guerra. Giuseppe e Pasquale são duas das crianças, dois grandes amigos que vivem de lustrar os sapatos de soldados americanos. Eles dividem suas esperanças e seus sonhos inocentes de um futuro melhor, mas acabam presos numa terrível instituição para menores.
País: Itália
Ano: 1946
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”- Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Quinta-feira, 24 de outubro, 19h
Título: Expectativas
Direção: Edward Yang
Sinopse: Este é o segundo de quatro curtas-metragens de cineastas em início de carreira que tratam questões de Taiwan dos anos 50 aos 80, utilizando-se de temas universais tais como família, amizades, relacionamentos e infância, sob o título “No Nosso Tempo”..
Pais: Taiwan
Ano: 1982
Duração: 29 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube Poeira
ciclo ” Encontrando God-Art “

Curadoria: João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Quinta-feira, 24 de outubro , 19h30
Título: Le gai savoir
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Todas as madrugadas, momentos antes do amanhecer, dois jovens, Patricia e Emile (Juliet Berto e Jean-Pierre Léaud), se encontram para ter discussões sobre a aprendizagem, o discurso, e o caminho para a revolução. Filme que representa a ruptura de Godard com a Nouvelle Vague.
País: Alemanha e França.
Ano: 1969
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 25 de outubro, 15h
Título: Touch of Evil
Direção: Orson Welles
Sinopse: Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.
País: EUA.
Ano: 1958 Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo “Curta Curtas” Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sexta-feira, 25 de outubro, 19h
Título: O Pulo do Sapo
Direção: Ko I-chen
Sinopse: Este é o terceiro de quatro curtas-metragens de cineastas em início de carreira que tratam questões de Taiwan dos anos 50 aos 80, utilizando-se de temas universais tais como família, amizades, relacionamentos e infância, sob o título “No Nosso Tempo”.
País: Taiwan
Ano: 1982 Duração: 32 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo “Aula de Cinema”
curadoria: Gustavo Sousa

“Os Renegados”, de Agnès Varda

Título: Os Renegados
Direção: Agnès Varda
Sinopse: Filme também chamado de “Sem Teto, Nem Lei”. É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona (Sandrine Bonnaire) era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu.
País: França
Ano: 1985
Duração: 105 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas” Mostra “Viagem ao Oriente: curtas-metragens da Coreia do Sul, China, Filipinas, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 26 de outubro, 15h40
Título: Diga o Seu Nome
Direção: Chang Yi
Sinopse: Este é o quarto de quatro curtas-metragens de cineastas em início de carreira que tratam questões de Taiwan dos anos 50 aos 80, utilizando-se de temas universais tais como família, amizades, relacionamentos e infância, sob o título “No Nosso Tempo”.
País: Taiwan
Ano: 1982 Duração: 22 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Curadoria: Anderson Martins
Palestrantes (orientadores do debate): Grupo de Pesquisas e Ensino deCiências (GPEC) da Unicamp

Sábado, 26 de outubro , 16h
Título: Cosmos, de Carl Sagan – O Limiar da Eternidade
Direção: Carl Sagan, Ann Druyan, Steven Soter.
Sinopse: Neste episódio, Sagan apresenta diferentes teorias acerca da origem e destino do Universo, desde lendas e crenças à astrofísica. Para tanto, Sagan apresenta noções básicas de física, explicando a questão das 3 dimensões e a possível quarta dimensão (tentando exibir o que seria um tesserato), bem como o efeito Doppler e sua repercussão para o teoria do universo em expansão, descoberto através das observações astronômicas de Milton L. Humason (1891-1972). Ao tratar do big bang, faz uma regressão às explicações cosmológicas do hinduísmo, especialmente a “dança cósmica” do deus Shiva, numa escultura do Império Chola.
País: EUA.
Ano: 1980
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Cine Debate

Curadoria: Ativismo Campinas – Anistia Internacional Brasil

Sábado, 26 de outubro , 19h30
Título: O Amanhã é hoje
Direção: Thais Lazzeri
Sinopse: O documentário “O Amanhã é hoje – o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” diz a que veio: mostrar que os impactos do clima já alcançaram todos os brasileiros, estejam na cidade, no campo ou na floresta. E o clima vai piorar. As mudanças climáticas, no entanto, não podem competir, apenas, a cientistas e outros especialistas. É uma causa de todo mundo.
Duração: 23 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Ciclo Mensal Catavento

Segunda-feira, 28 de outubro, 19h30
Título: Wagão Direção, pesquisa, roteiro adaptado e entrevistas: Alex Oliveira, Roberto Camargos, Yuji Kodato
Roteiros originais: Wagner Salazar Sinopse: O documentário WAGÃO mergulha, a partir da pesquisa de diversas documentações e fontes, na vida e no universo artístico de Wagner Salazar, escritor, ator e diretor de teatro formado pela Escola de Artes Dramáticas da USP. Wagner escreveu e dirigiu várias peças durante os anos 1980, circulando por muitas cidades do país e do exterior. Sua trajetória artística foi interrompida aos 25 anos, quando faleceu em decorrência da AIDS. O filme foi produzido à luz de mais de 5 mil documentos manuscritos e datilografados, uma centena de fotos, dezenas de reportagens e matérias jornalísticas, dez entrevistas e quase uma dezena de roteiros deixados pelo artista. Gravado em quatro cidades, promove uma leitura do universo pessoal e artístico do dramaturgo Wagner Salazar ao mesclar acontecimentos passados e presentes e elementos documentais e ficcionais.
País: Brasil.
Ano: 2018 Duração: 32 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Sessão da Tarde Especial
Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 29 de outubro, 14h
Título: A Amante
Direção: Mohamed Ben Attia
Sinopse: Hedi é um jovem acomodado, que segue o caminho que foi traçado para ele. A Tunísia está mudando, mas o rapaz não espera muito do futuro e deixa outras pessoas tomarem as decisões importantes em seu lugar. Na semana anterior ao seu casamento, Hedi é enviado a trabalho para a cidade litorânea de Mahdia. Em uma encruzilhada pessoal, ele começa a evitar os compromissos profissionais e acaba conhecendo Rim, uma mulher de espírito livre que trabalha em um resort local. A maneira como ela leva a vida logo o impressiona e os dois começam uma relação apaixonada. Com os preparativos do casamento a todo vapor, Hedi é forçado a finalmente fazer uma escolha por si próprio.
País: Bélgica/Tunísia
Ano: 2016
Duração: 88 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

“Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica

Quarta-feira, 30 de outubro , 19h
Título: Ladrões de Bicicleta
Direção: Vittorio De Sica
Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
País: Itália
Ano: 1948
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Programação Especial
TRILOGIA AFRO-CAMPINEIRA

Cena do filme “A Mulher da Casa do Arco Íris”

Quinta-feira, 31 de outubro , 19h30
Três curtas-metragens que abordam artistas, a cultura popular e religiosa de matriz africana da Região Metropolitana de Campinas. São documentários que objetivam de construção de narrativas poéticas acerca do protagonismo afro-brasileiro inscrito em diferentes territórios urbanos. Os filmes já foram exibidos na Argentina, México, Holanda e Inglaterra. Contaram com financiamento da UNICAMP/FAEPEX, FICC/CAMPINAS, Prêmio Estimulo ao Curta-metragem/SP. E com os seguintes parceriso: Com GRUPO PINDORAMA (IA/UNICAMP), DOCTELA e LABORATÓRIO CISCO

DIÁRIO DE EXUS (Brasil | 2015 | 24 min.). O documentário atualiza o mito afro-brasileiro de Exu, tomando como ponto de partida o registro do processo de criação da peça de teatro “Exus”. Seu protagonista, o ator Jacinto Rodrigues da Silva Mestre Jahça, é quem conecta os diferentes lugares onde habita esta entidade na cidade de Campinas.

A DANÇA DA AMIZADE – HISTÓRIAS DE URUCUNGOS, PUÍTAS E QUIJENGUES (Brasil | 2016 | 25 min.).
A trajetória artística e de resistência afro-brasileira do grupo “Urucungos, Puítas e Quijengues”, fundado na Unicamp, por Raquel Trindade, no final dos anos 80, com repertório de cultura popular do Nordeste e do Sudeste. Até hoje, o coletivo mantém-se em plena atividade.

A MULHER DA CASA DO ARCO-ÍRIS (Brasil | 2018 | 23 min.).
A história de Mãe Dango, sacerdotisa do Candomblé Angola. A Casa do Arco-Íris, que ela define como um quilombo, abriga seus filhos e filhas e ali se cultuam os inquices, divindades da herança afro-diaspórica.
Classificação indicativa: Livre

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (32 lugares)

(Carta Campinas com informações de divulgação)