Hoje não é mais o mês do dia nacional do voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

Parece que nem aconteceu, foram tão poucas manifestações de lembrança e apoio ao dia nacional, que aconteceu dia 28 de agosto passado e que acontece todos os anos, que realmente ele foi pouco utilizado.

(foto: xegxef – pl)

Então resolvi por conta e risco criar o dia mensal do voluntariado, na verdade todo dia é dia de lembrar do voluntariado por que é uma grande ferramenta para o crescimento das pessoas, das organizações sociais e da sociedade.

Este é o grande lema que quero levar adiante, o voluntariado é importante, estamos esperando o que para tê-lo como um grande aliado nas escolas, nas empresas, nas universidades, nos governos, na vida das pessoas.

Em Okinawa no Japão, as pessoas são as mais longevas do mundo, ultrapassando os 100 anos de idade com muita facilidade, um país onde tem muitos terremotos, neve, vulcões, como conseguem? Pois descobriram a razão para viver ou o Ikigai e faz parte desta descoberta os trabalhos de apoio ao próximo.

Muitos nesta ilha são voluntários, na verdade no Japão o ser voluntario é quase uma redundância, pois praticamente todos tem esse interesse e o entendimento da importância deste ato.
Portanto não é a ilha que tem uma magia qualquer, mas as pessoas que têm uma consciência diferenciada em relação ao mundo e a forma que vivemos hoje.

O voluntariado está entre as atividades que dão prazer na sua grande maioria, que tem um resultado visível, faz com que você pertença ao grupo do solucionadores de problemas, faz com que você aumente suas conexões.
Feito a defesa da minha causa o “voluntariado”, continuo com o propósito da defesa e da mobilização para o entendimento dela, lembro sempre que não quero que todos se tornem voluntários custe o que custar, mas quero que as pessoas entendam o que é e para que serve e assim possam decidir de forma lucida se querem ou não e se criticam quem o pratica ou não.
Me ajude a espalhar este assunto. Quer saber como? Me pergunte no Instagram ser_voluntario.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial.