No próximo dia 15 de setembro, domingo, das 10h30 às 12h, acontece no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, o lançamento do livro Menino Luiz.

Menino Luiz é um livro infanto-juvenil que conta com realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC, edital 35/2018 referente à produção de literatura infanto-juvenil. Com os recursos desta premiação, tornou-se possível a distribuição de 450 exemplares do livro em escolas públicas da cidade de Campinas.

Béu e Fellipe (Foto: Gabriela Zanardi)

A autora do livro é Isabela Vilela ou béu: poeta, artista plástica, mãe, professora e dona de casa. Este é seu primeiro livro, depois de anos de discreta (praticamente secreta) dedicação à poesia e às artes plásticas. Seu filho e seus alunos lhe dão aulas diárias de amor e humor diante da vida. Trabalhando neste livro, béu tem aprendido que criar é uma aventura danada e necessária. “Imaginar um mundo novo é ou não é urgente?”, diz.

O livro Menino Luiz conta a história de um sonho de criança, o Luiz tinha um sonho de música! O menino seguiu o rumo do seu sonho, e sucedeu que se misturaram: sonho dormindo e sonho acordado. Quem nunca se viu assim, como Luiz? Às vezes, sonhar nos coloca diante de um dilema…O livro Menino Luiz nos fala de sonho e liberdade, e dos dilemas éticos que encontramos na nossa lida do dia a dia.

No livro, se encontra um texto todo escrito com sabor e jeito de palavra falada! A autora o faz na busca de relembrar o elo entre a nossa língua cotidiana e a literatura. Toda a narrativa é ilustrada com aquarelas da própria autora, que servem pra colorir a imaginação de quem passeia pelas páginas. 

Dessa pequena aventura, contada em livro colorido, nasceu um projeto maior: a contação da história, o audiolivro e as propostas pedagógicas desenvolvidas em torno da leitura.

Contação da história em escola pública de Campinas (Foto: Julio de Mesquita)
Contação da história em escola pública de Campinas (Foto: Julio de Mesquita)

A contação da história já foi apresentada em cinco escolas. O audiolivro está disponível no site do projeto para quem quiser ouvir. Algumas propostas de atividades pedagógicas também estão disponíveis gratuitamente no site para professores, educadores e famílias que queiram usar o livro Menino Luiz como um apoio na condução de processos pedagógicos.

Essas diferentes linguagens e possibilidades têm um mesmo intuito: aproximar as crianças do universo da cultura escrita e propor uma reflexão sensível sobre sonhar e ser livre, mesmo dentro da realidade e de seus limites.

“Para quem parece passarinho, eis uma história: gostamos mais de música do que de gaiola”.

No dia do lançamento, haverá uma apresentação da contação da história do livro Menino Luiz, além de venda dos exemplares. Mais informações no evento criado no Facebook.

Fazem parte da equipe de produção do Menino Luiz Fellipe Ramos Pereira, que fez a coordenação editorial do livro e a sonoplastia da contação e do audiolivro; Gabriella Zainardi, que fotografou a contação; Guilherme Padilha, que fez a direção cênica da contação; Isabela Vilela, autora do texto e das ilustrações do Menino Luiz; Lorete Oller Blanch, que fez a consultoria administrativa do projeto; Mônica Stein Aguiar, que fez a orientação do processo criativo das ilustrações; João Passini, que fez a arte-final do livro e criou o site do Menino Luiz; e Juliana Moraes Belo, que auxiliou na elaboração das propostas pedagógicas e fez a revisão final do texto.

(Carta Campinas com informações de divulgação)