No próximo dia 7 de setembro, sábado, acontece a Festa dos Afro-Sambas | Especial 10ª edição no Goma Arte e Cultura em Barão Geraldo.

Além de festejar as principais canções e melodias do álbum histórico “Os Afro-Sambas”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, o público poderá aproveitar os sons mais dançantes de quem também fez parte da construção desta envolvente seção da música brasileira. Sambas, bossas, batuques e balanços para dançar madrugada adentro.

No começo da década de 1960, Vinícius de Moraes ficou encantado quando o baiano Carlos Vergueiro lhe apresentou o disco “Sambas de Roda e Candomblés da Bahia”, pois ali continha uma vertente da música brasileira que ele, até então, desconhecia. Vinícius mostrou o disco a Baden Powell, seu companheiro de composição, que também ficou fascinado com o que ouviu. Em 1962, Baden, quando realizou um show na Bahia, foi apresentado ao Mestre de capoeira Canjiquinha que o levou para conhecer terreiros de candomblé, sambas de roda e rodas de capoeira. Impactado com a sonoridade da música afro-brasileira com a qual se deparou na Bahia, Baden volta ao Rio e compõe, ao lado de Vinícius, “Berimbau”, que veio a se tornar um dos maiores clássicos da MPB. A partir de então, Baden faz uma profunda imersão nos estudos das melodias afro-brasileiras, mesclando sua linguagem com a música clássica, e em 1966, junto com Vinícius de Moraes, lança o disco “Os Afro-Sambas”, com participação das cantoras do Quarteto em Cy, e arranjados pelo maestro Guerra-Peixe; um grande marco na história da música brasileira por ter agregado temas e sonoridades pouco difundidas pela grande indústria fonográfica da época. Apesar de ter sido lançado há mais de 50 anos, o disco até hoje agrada e intriga o público, e incentiva opiniões das mais diversas naturezas.

“Para homenagear as contribuições que estão por trás desse disco – lançado visando a imersão musical, e não o comércio – apresentamos mais uma edição da “Festa dos Afro-Sambas”. Para curtir festivamente os sons que vieram antes, durante e depois desse álbum. Uma mistura de timbres instrumentais e humanos agregados em uma especial e dançante homenagem à riqueza da nossa música”, anotam os organizadores.

ATRAÇÕES MUSICAIS

DJ Paulão (Patuá Discos – SP) – Um dos mais respeitados e admirados DJs de música brasileira do mundo, cofundador da Patuá Discos. Paulão acabou de voltar de uma turnê na Europa, e já vem somar na Festa dos Afro-Sambas com a sacola cheia de discos e décadas de pesquisa e experiência.

+ os residentes

DJ Xegado
Riva

EXPOSIÇÃO DE ARTE

O artista Everaldo Luiz vai encher a festa de beleza e sensibilidade com a exposição “Sorrisos Negros”. As obras ficarão abertas ao público durante toda a festa.

FOTOGRAFIA

Para registrar esse momento, os cliques serão cuidadosamente captados pelo fotógrafo oficial da festa, Dalton Ou Chun.

ENTRADA

Com nome na lista: $ 13

Mandar nomes no mural do evento até às 20h do dia da festa – vale marcar amigos e amigas. Caso não queira enviar seu nome no mural do evento, mande um inbox na página Festa dos Afro-Sambas.

Sem nome na lista: $20

Aniversariantes do mês de Setembro entram de graça (mostrar RG na portaria), e caso levem 10 pessoas, ganham duas cervejas 600ml + um drink de livre escolha (mais informações INBOX).

O local da festa é o GOMA arte e cultura, localizado na Avenida Santa Isabel (Barão Geraldo), onde tem pulsado muita música e muita arte. Para a festa serão disponibilizados dois bares independentes (um na pista, e outro na área externa) para evitar filas.

Mais informações no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)