No próximo dia 7 de setembro, sábado, acontece a Festa dos Afro-Sambas | Especial 10ª edição no Goma Arte e Cultura em Barão Geraldo.

Além de festejar as principais canções e melodias do álbum histórico “Os Afro-Sambas”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, o público poderá aproveitar os sons mais dançantes de quem também fez parte da construção desta envolvente seção da música brasileira. Sambas, bossas, batuques e balanços para dançar madrugada adentro.
No começo da década de 1960, Vinícius de Moraes ficou encantado quando o baiano Carlos Vergueiro lhe apresentou o disco “Sambas de Roda e Candomblés da Bahia”, pois ali continha uma vertente da música brasileira que ele, até então, desconhecia. Vinícius mostrou o disco a Baden Powell, seu companheiro de composição, que também ficou fascinado com o que ouviu. Em 1962, Baden, quando realizou um show na Bahia, foi apresentado ao Mestre de capoeira Canjiquinha que o levou para conhecer terreiros de candomblé, sambas de roda e rodas de capoeira. Impactado com a sonoridade da música afro-brasileira com a qual se deparou na Bahia, Baden volta ao Rio e compõe, ao lado de Vinícius, “Berimbau”, que veio a se tornar um dos maiores clássicos da MPB. A partir de então, Baden faz uma profunda imersão nos estudos das melodias afro-brasileiras, mesclando sua linguagem com a música clássica, e em 1966, junto com Vinícius de Moraes, lança o disco “Os Afro-Sambas”, com participação das cantoras do Quarteto em Cy, e arranjados pelo maestro Guerra-Peixe; um grande marco na história da música brasileira por ter agregado temas e sonoridades pouco difundidas pela grande indústria fonográfica da época. Apesar de ter sido lançado há mais de 50 anos, o disco até hoje agrada e intriga o público, e incentiva opiniões das mais diversas naturezas.
“Para homenagear as contribuições que estão por trás desse disco – lançado visando a imersão musical, e não o comércio – apresentamos mais uma edição da “Festa dos Afro-Sambas”. Para curtir festivamente os sons que vieram antes, durante e depois desse álbum. Uma mistura de timbres instrumentais e humanos agregados em uma especial e dançante homenagem à riqueza da nossa música”, anotam os organizadores.
ATRAÇÕES MUSICAIS
DJ Paulão (Patuá Discos – SP) – Um dos mais respeitados e admirados DJs de música brasileira do mundo, cofundador da Patuá Discos. Paulão acabou de voltar de uma turnê na Europa, e já vem somar na Festa dos Afro-Sambas com a sacola cheia de discos e décadas de pesquisa e experiência.
+ os residentes
DJ Xegado
Riva
EXPOSIÇÃO DE ARTE
O artista Everaldo Luiz vai encher a festa de beleza e sensibilidade com a exposição “Sorrisos Negros”. As obras ficarão abertas ao público durante toda a festa.
FOTOGRAFIA
Para registrar esse momento, os cliques serão cuidadosamente captados pelo fotógrafo oficial da festa, Dalton Ou Chun.
ENTRADA
Com nome na lista: $ 13
Mandar nomes no mural do evento até às 20h do dia da festa – vale marcar amigos e amigas. Caso não queira enviar seu nome no mural do evento, mande um inbox na página Festa dos Afro-Sambas.
Sem nome na lista: $20
Aniversariantes do mês de Setembro entram de graça (mostrar RG na portaria), e caso levem 10 pessoas, ganham duas cervejas 600ml + um drink de livre escolha (mais informações INBOX).
O local da festa é o GOMA arte e cultura, localizado na Avenida Santa Isabel (Barão Geraldo), onde tem pulsado muita música e muita arte. Para a festa serão disponibilizados dois bares independentes (um na pista, e outro na área externa) para evitar filas.
Mais informações no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




