No próximo sábado, 21, às 20h, o Especial mês da cultura chinesa no Instituto CPFL traz a apresentação musical “Um passeio pelas lindas paisagens musicais chinesas”, com o Ensemble Gaoshan Liushui.

(Foto: Gal Oppido)

O conjunto é formado pelos músicos: André Ribeiro, ‘guitarra da lua’ Zhongruan e cítara de sete cordas Guqin; Alfredo Rezende, violino; Cintia Harumi Matsuda, clarineta; Marília Vargas, soprano; Nelson Lin, ‘cítara de marteto’ Yangqin.

Programa

Canção do Bambu Roxo                                                 紫竹調, JiangSu

Saudades de Janeiro 一月思念,                                    方 绍 墀 (1929 -)

Canção das Pradarias 草原情歌                                    王洛賓 (1913-1996)

Num Lugar Distante 在那遙遠的地方                         王洛賓 (1913-96)

Su Wu Cuida do Rebanho 蘇武牧羊                            白 宗魏 & 田錫候

Brisas da Primavera 望春風                                           鄧雨賢(1906-1944)

Lua Corre Atrás das Nuvens 彩雲追月                        聶耳 (1912-1935)

Canção dos Enterro das Flores 葬花吟                        王立平 (1941 -)

Luar na Lagoa Tranquila 平湖秋月                               呂文成 (1898-81)

Poema do Feijão Vermelho 紅豆詞                             劉雪庵 ​(1905-1985)

Corrida de Cavalos 賽馬                                                黃海懷 ​(1935-1967)

Montanhas São Verdes 高山青                                     张彻 (1923-2002) 鄧禹 平 (1923-1985)

Jasmin 茉莉花                                                                  Folclore SuBei

Ensemble Gaoshan Liushui é o primeiro grupo de música chinesa atuante no Brasil voltado à performance das músicas folclóricas com instrumentos étnicos da China. O grupo explora as diferentes relações estéticas que a cultura chinesa apresentou ao longo de sua história, rearranjando e apresentando músicas desde os primórdios da dinastia Qin (221–206 a.c.) até os anos da Revolução Chinesa. É formado por cinco músicos, artistas e pesquisadores envolvidos com a cultura chinesa. Cada um com sua área de atuação e especialidade contribui para que este grupo seja um difusor do patrimônio cultural da música chinesa nas relações com o Ocidente. Sua formação instrumental tem por modelo de prática e estilo os grupos folclóricos surgidos entre a dinastia Ming (1368 a 1644) e Qing (1644 a 1911), chamados “Seda e Bambu”. Recentemente, gravou o seu primeiro CD de canções e peças folclóricas intitulado “Paisagens da China” (2017).

A apresentação faz parte do módulo “A beleza salvará o mundo”, com curadoria de João Marcos Coelho e Thais Lopes Nicolau.

Logo no início de seu livro “A beleza salvará o mundo”, o teórico búlgaro radicado na frança Tzvetan Todorov parte da performance musical como janela privilegiada para a beleza. Descreve assim a sensação de quem compartilha destes momentos iluminados: “No decorrer de alguns segundos, toda a sala se congela e retém a respiração. Todos somos suspensos pelos gestos lentos dos músicos e absorvemos os sons puros um a um, à medida que escapam dos instrumentos. Todos temos a consciência de participar, neste exato momento, de um evento excepcional, de uma experiência inesquecível.” 

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)