A exposição “Mulheres & Arte & Mulher: radicalidade como pretexto?” chega ao TOTE – Espaço Cultural ampliada com novas obras de arte de Adriana da Conceição, Ana Friedlander, Angela Kleiman, Angie Niño, Antiopy Lyroudias, Carla Degurmendjian, Inês Fernandez, Regina Rocha Pitta e Sílvia Lima. A mostra abre neste sábado, 21 de setembro, às 11h, na Avenida Dona Maria Franco Salgado, 269, em Sousas (Campinas-SP).

Obra de Angela Kleiman (Foto: Regina Rocha Pitta)

A exposição fala da mulher como sujeito na arte contemporânea. Da mulher que cria e, claramente, tem papel fundamental na formulação de linguagens artísticas que expõem suas visões e interpretações sobre arte, seu mundo interior e exterior.

Nesta edição, o curador Andrés I. M. Hernández incorporou novas obras de arte das artistas visuais, totalizando 23 que passam pela aquarela, desenho, fotografia, xilogravura, instalação, pintura a óleo e vídeo. Cada artista terá um folder com uma de suas obras impressa e com um texto conceitual.

A mostra é resultado de um curso realizado no Subsolo – Laboratório de Arte, ministrado pelo curador, em que foram debatidos textos sobre a atuação das mulheres no universo, na arte e na filosofia.

Obra de Carla Degurmendjian

Dobra, redobra e desdobra…

Este é o título que a artista visual Vani Caruso dá à sua instalação que ocupará os jardins do TOTE, e que também abre neste sábado (21), às 11h, sob a curadoria do produtor cultural Danilo Garcia.

Segundo Caruso, a essência da sua obra – que tem a utilização de vários materiais – “está naquilo que vejo e naquilo que não vejo. Naquilo que sinto e naquilo que esqueci. Representa o que está acontecendo enquanto o tempo passa ou enquanto damos uma pausa”. E ela complementa que a dobra pode ser o tempo, o espelhamento, o fluxo de vida e o aprendizado com todos os redobramentos e desdobramentos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura das exposições: “Mulheres & Arte & Mulher: radicalidade como pretexto?” e “Dobra, desdobra e redobra…”, de Vani Caruso

Dia: 21/09/19 – sábado

Horário: das 11h às 15h

Local: TOTE – Espaço Cultural – Avenida Dona Maria Franco Salgado, 260, em Sousas (Campinas-SP)

Visitação: de 21 de setembro a 11 de outubro com agendamento pelo telefone (19) 98148-7444

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita