O presidente Jair Bolsonaro (PSL) exonerou Luiz Augusto de Souza Ferreira, que era presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O decreto de exoneração, assinado pelo presidente da República, está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).

Luiz Algusto de Souza Ferreira (divulgação)

A exoneração ocorre após o Luiz Augusto de Souza Ferreira ter dito que recebeu pedidos “não republicanos” do secretário especial de Produtividade e Emprego do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Práticas “não republicanas” podem ser entendidas como práticas corruptas, favores, ou seja, que não respeitam o princípio ético da República, por exemplo, a confusão entre o público e o privado.

Para o lugar de Luiz Augusto, o presidente da República nomeou Igor Nogueira Calver. O decreto está também publicado no Diário Oficial. Igor assume o cargo para um mandato de quatro anos.

Jair Bolsonaro falou sobre assunto, na segunda-feira (2) pela manhã, durante entrevista à imprensa na saída do Palácio da Alvorada, quando disse que, ao tomar conhecimento do caso, determinou sua apuração. (Agência Brasil/Carta Campinas)