Em São Paulo – Entre os dias 24 de setembro e 12 de outubro, o Sesc Avenida Paulista apresenta “Dançar o Tempo”, projeto desenvolvido pelos artistas Jorge Alencar e Neto Machado (BA), abarcando diversas atividades como bate-papo, oficinas e performances a partir da articulação entre dança contemporânea, memória e história.

Strip Tempo Volume 2 (Foto: Divulgação)

O projeto traz um recorte expandido das relações temporais bilineares – entre passado e presente; velho e novo; ontem e hoje –, no percurso do tempo de agora e perene no ato de recordar e mobilizar por meio da dança.

Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia) são uma dupla de artistas da Bahia que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça infanto-juvenil), “Astroneto: Dança no Espaço” (livro), “Vermelho Melodrama” (teatro), “Oficina de Honestidade Artística” (oficina), “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (série televisiva) – finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção. Os artistas circulam suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalham em contextos internacionais como: Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), Station One – Service for Contemporary Dance (Sérvia), Graner – Centre de Creació de Danza y Arts Vivas (Espanha), entre outros. A dupla faz parte da Dimenti Produções Culturais, em atividade desde 1998, e da Conexões Criativas.

Veja abaixo mais detalhes da programação completa:

DANÇAR O TEMPO | Dançar o Tempo – Uma Conversa para Mover Histórias

Bate-papo
Com Jorge Alencar e Neto Machado.

Quando: Dia 24 de setembro de 2019. Ter., 18h.

Classificação: Livre.

Local: 17º andar – Café Terraço.

Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

DANÇAR O TEMPO | Contações Dançantes de História

Workshop

Com Jorge Alencar e Neto Machado.

A atividade propõe que cada participante se torne um livro vivo. Para isso, cada um elegerá obras artísticas – dança, teatro, cinema etc – que marcaram suas vidas e, a partir de práticas de composição, elaborar capítulos de seu volume feitos de descrições, fragmentos de cenas e outros contextos das obras escolhidas. A oficina é estimulada pelas seguintes questões: Como se documenta arte com o próprio corpo? Como coreografar histórias? Como produzir história a partir de corpos, movimentos e afetos?

Quando: De 24 a 27 de setembro de 2019. Ter. a sex., 10h às 13h.

Classificação: 18 anos.

Ingressos: Gratuito. Seleção até 16/9 mediante envio de carta de intenção para [email protected] com o assunto “Contações Dançantes de História”

DANÇAR O TEMPO | Despir o Tempo

Workshop

Com Jorge Alencar e Neto Machado.

Atividade organizada a partir dos motores de pesquisa do projeto Strip Tempo, em que cada participante passa em revista sua própria trajetória artística para tomá-la como matéria de composições que transitem pela performance e cabaré. A proposta relaciona estética e erótica a partir de um exercício de produção viva e performativa de história na arte.

Quando: De 24 a 28 de setembro de 2019. Ter. e qui., 14h às 18h. Qua. 14h às 22h. Sex. e sáb., 14h30 às 22h30.

Classificação: 18 anos.

Ingressos: Gratuito. Seleção até 16/9 mediante envio de carta de intenção para [email protected] com o assunto “Despir o Tempo”

DANÇAR O TEMPO | Mostra-Cabaret Despir o Tempo

Intervenção

Apresentação do resultado do workshop “Despir o Tempo” com artistas selecionados.

Quando: Dias 27 e 28 de setembro de 2019. Sex. e sáb., 21h30.

Classificação: 18 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Ingressos: Gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

DANÇAR O TEMPO | Strip Tempo Volume 1 e Strip Tempo Volume 2

Strip Tempo Volume 2 (Foto: Divulgação)

Espetáculos
Dirigidos por Jorge Alencar, as obras cênicas reúnem solos inéditos em formato de strip-teases que revelam um resumo estético e erótico da carreira de criadores contemporâneos da Bahia.

Direção e Criação: Jorge Alencar
Diretor Assistente: Neto Machado
Assistência de Direção: Marina Martinelli
Criação e Performance: Douglas Gibran, Fábio Osório Monteiro, Isaura Tupiniquim, Jaqueline Elesbão, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Leonardo França, Neto Machado, Raiça Bomfim e Rainha Loulou.
Concepção de Luz e Edição de Trilha Sonora: Moisés Victório
Temas Musicais Originais: Leonardo França e Moisés Victório

Strip Tempo Volume 1
Quando: De 3 a 6 de outubro de 2019. Qui. a sáb., 20h. Dom., 17h30

Strip Tempo Volume 2
Quando: De 3 a 6 de outubro de 2019. Qui. a sáb., 22h. Dom., 19h30

Classificação: 18 anos.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: $20. $10 (meia). $6 (credencial plena).

DANÇAR O TEMPO | Biblioteca de dança

Intervenção
Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes. Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, dançarinos narram/performam coreografias que assistiram e marcaram suas vidas. Ao redor das mesas da biblioteca, artistas e públicos compartilham diferentes “contações coreográficas de histórias” de modo íntimo e relacional.

Quando: De 8 a 12 de outubro de 2019. Ter. a qui., 17h às 20h. Sex., 17h às 19h. Sáb., 14h às 17h.

Classificação: Livre.

Local: Biblioteca – 15º andar.

Ingressos: Gratuito, sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m Horário de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30. Site: sescsp.org.br/avenidapaulista Facebook: facebook.com/sescavpaulista Instagram: @sescavpaulista App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista