Fica em cartaz de 31 de agosto até o dia 30 de setembro, na Galeria Thomaz Perina, a exposição “Vela – trechos visuais de Jorge Amado”.

Lívia, Fabiano Carriero

A exposição traz leituras visuais feitas pelo artista plástico Fabiano Carriero dos livros Tereza Batista Cansada de guerra e Mar Morto, ambos de Jorge Amado. Trata-se de uma releitura com fragmentos tirados dos livros que se juntam aos fatos de agora.

“A pintura de Fabiano Carriero se encaixa crua e plena nos muitos territórios desta contemporaneidade fluida e líquida de figurações e sinais, suportes e aportes, flocos e blocos na impessoalidade relacional de cidades globalizadas. “Se queres ser universal, pinta a tua aldeia”. Entre andaimes e escadas, molduras e murais, paredes e quadros, o rito humano aflora em caras e bocas, sorrisos e risadas, afeitos e afetos aflitos e contritos na expansão da emoção. É a festa da felicidade. É o selfie de toda gente, sinérgico e sinestésico. É a dança de quem anda. É a festa no andar de cima. Expressa num grafismo delicado e explosivo, é arte de colar no muro ou levar para casa. É a coreografia do possível. Graças à linguagem densa de conteúdos – eruditos, populares, recentes e não – referências se refazem e fundem em accessibilidade tátil. É viagem. É o Neue Sachlichkeit no pavão-pavãozinho; Botero e José da Silva falando de Gestalt, Chagal e Caribê de braços dados na Bahia. É grafismo de registro do que vai acontecer. É contorção de corpo expandido. É ser tudo. É o ser total”, anota o curador Mário Gravem Borges. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Vela” – trechos visuais de Jorge Amado

Abertura: 31 de agosto Vernissage: 18h às 20h

Visitação com agendamento de 31/08 a 30/09
Curadoria: Mário Gravem Borges  

Local: Galeria Thomaz Perina – ACLA Academia Campineira de Letras e Arte Rua dr Mascarenhas 412 Centro Campinas