Poderá ser vista de 30 de agosto a 12 de setembro a exposição “quinem bicho”, do artista plástico Fabiano Carriero, no Goma Arte e Cultura em Barão Geraldo. A curadoria é de Mathias Reis.

Pavão, Fabiano Carriero

“Homo brasiliensis é quinem bicho, espécie rara. Como todo bom capitão tem que contar com a sorte, jogar seus dados contra o azar de encontrar alguém quinem homem, bicho-anti-bicho. Foi com o peixe que aprendeu a nadar contra maré, descobridor de sete mares, percebeu que destino é quinem homem, só existe pra quem acredita. Se não dá sorte é quinem carcará, olha tudo lá de cima e faz o dia com o que tem, recicla e dá vida nova. Sua dança é quinem onça, esguia, difusa, quase ninguém vê. De dia só quer sombra e água fresca. Quando a noite chama, a fome é precisa, sabe desejar e esperar pelo que quer; se vierem pra cima quinem homem pode ter certeza que é fera. Engana-se quem pensa que onça vive de terror. Desengano da vista é ver de perto todas as cores de sua expressão, quinem pavão. Sua paisagem é melodia, assovia quinem pássaro da mata – faz território como o vento, nunca pela posse. Posse é coisa de grileiro. Não tem meio, nem ambiente e nem ritmo. Finca a bandeira quinem homem, faz da floresta estralo de queimada pra estouro de boiada. Agora, imagina o cara quinem bicho, ‘sem paletó, nem gravata’, ganhando no jogo do bicho? De jeito nenhum! Apostar na sorte e beber do acaso é ilegal, interdita a bicharada toda e bota no zoológico, quinem homem. Nem pode dar bandeira, ‘jacaré que dá vexame vira bolsa de madame’. Mas homo brasiliensis já nasce de ‘mãe com pé na terra e pai com pé no chão’, quinem bicho. Desde cedo vovó já dizia: macaco velho não mete a mão em cumbuca. Se for quinem bicho, já é bicho um bocado, ‘gavião grande é bicho sem fronteira’ – só não é bicho pra quem vem e põe nome, quinem homem.

Quinem bicho é Carriero. Essa exposição é um convite que ele nos faz pra escutar o mato crescendo em paz, a bicharada não quer fogo e pede água. Esses trabalhos inéditos chegam à galeria de artes do Goma a bom momento criando paisagem, um ‘inferno verde’ nunca antes tão urgente. Com seu perceber sensível da selva brasileira, de gente, de mato, de política e de arte, vemos um ambiente muito familiar valioso sendo expandido. Conheceremos corpos performáticos em suas pinturas e desenhos, mas que escapam as imagens para reconhecermos eles nos gestos que hora desenham, hora escrevem, do próprio artista-escritor. É um mesmo carvão que pinta em nossos olhos e risca em nossa pele, inconformado, irreverente e desejante – quinem bicho!”

Fabiano Carriero é artista plástico, gravurista, muralista e caricaturista, natural de Campinas-SP, mas cresceu em Araruama-RJ. Vem atuando desde 2007, tendo se graduado em Artes Visuais pela PUC-Campinas. Seu trabalho reúne o exagero da caricatura e a busca da estética plástica, compondo sua poética com elementos brasileiros. A simplicidade e a cor amadurecem uma visão singular sobre fatos corriqueiros de nossa cultura. Encontra-se sempre  em seu Ateliê Folha, localizado na Vila Industrial, ou aos fins de semana na Feira do Centro de Convivência de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “quinem bicho” 

Abertura: 30 de agosto de 2019, às 19h, até às 22h entrada gratuita, após este horário haverá programação musical 

Visitação: 30 de agosto a 12 de setembro – horário da casa 
Curadoria: Mathias Reis  Local: Goma Arte e Cultura Avenida Santa Isabel 518, Barão Geraldo -Campinas  Evento no Facebook