Pesquisa divulgada na edição da revista Veja desta sexta-feira, 24, traz novos dados sobre o desempenho de Jair Bolsonaro (PSL) na presidência. A avaliação positiva no presidente caiu para 27% (pessoas que consideram o desempenho do presidente melhor do que o esperado); as pessoas que consideram o presidente de forma negativa, pior do que o esperado, é de 42%. Para 28%, o governo é igual ao que era esperado.
A pesquisa não conseguiu computar o efeito do panelaço ocorrido na noite desta quinta-feira, 23, durante pronunciamento de Bolsonaro em rede de televisão. A pesquisa também pode não ter captado todo o impacto das queimadas na Amazônia, que foram mais intensos durante esta semana. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto.
O levantamento foi realizado pelo Instituto FSB por telefone e realizada neste mês de agosto. Com metodologia diferente, o Datafolha havia divulgado pesquisa em abril, em que o presidente tinha 35% de aprovação; em julho o mesmo instituto registrou uma queda para 33%.
O presidente tem perdido pontos percentuais todos os meses. Em julho havia um equilíbrio entre aprovação e reprovação.